A skatista Rayssa Leal, de apenas 16 anos, segue fazendo história. Agora, a Fadinha conseguiu o feito de ser indicada três vezes para o Prêmio Laureus de melhor atleta de esportes de ação. A primeira vez foi em 2020, com apenas 12 anos, tornando-se a atleta mais jovem a ser indicada desde 1999. No ano passado e agora em 2024, a atleta prodígio tem a companhia do bicampeão mundial de surfe, Felipe Toledo, que concorre na mesma categoria. O evento será realizado no dia 22 de abril.
Para a skatista brasileira, que é inclusive medalhista de prata das Olimpíadas, a premiação pode significar uma glória eterna e consolidar de vez a atleta que é multicampeã no esporte. Já para o surfista pode servir de incentivo após abandonar o Circuito Mundial de Surfe para cuidar de sua saúde mental e focar nas Olimpíadas de Paris.
Rayssa e Filipe irão disputar o troféu com a surfista americana Caroline Marks, a ciclista britânica de BMX Bethany Shriever e a skatista australiana Arisa Trew.
Além dos dois atletas, o Brasil terá mais um representante. Trata-se do instituto Bola pra Frente, na categoria “Esporte para o Bem”, que visa premiar projetos esportivos com impacto social. A ação foi criada em 2000 pelo tetracampeão com a Seleção, Jorginho, aliando o esporte e a educação para auxiliar jovens da favela do Muquiço, no Rio de Janeiro.
O Prêmio Laureus é o mais respeitado entre os atletas, sendo quase um Oscar para o esporte. Neste ano, por exemplo, diversos esportistas influentes irão concorrer, como Novak Djokovic, Lionel Messi e o piloto da Fórmula 1, Max Verstappen, em oito categorias que são divididas em Melhor Atleta Masculino do Ano, Melhor Atleta Feminina do Ano, Equipe do Ano, Revelação do Ano, Retorno do Ano, Melhor Paratleta do Ano, Melhor Atleta nos Esportes de Ação do Ano e Prêmio Esporte para o Bem.