Após oito anos na NBA, com passagens por times como Utah Jazz, Philadelphia 76ers, Washington Wizards e Cleveland Cavaliers, o armador Raul Neto, o Raulzinho, acertou sua transferência para o Fenerbahce, da Turquia. Será a primeira temporada da liga de basquete sem nenhum brasileiro desde 2002/03.
Convocado para a seleção brasileira, que vai disputar a Copa do Mundo de 25 de agosto a 10 de setembro, Raulzinho se apresenta ao novo time apenas depois do Mundial. O time turco foi campeão da Euroliga - a principal competição de clubes na Europa - em 2016/2017.
"Fui muito feliz na NBA ao longo desses oito anos, melhorei o meu basquete, ganhei espaço, provei o meu valor e joguei entre os melhores no mais alto nível. Fiquei bem empolgado com o projeto do Fener e estou animado para voltar a jogar na Europa, agora mais maduro, mais experiente, com mais bagagem. É um clube vencedor, que tem uma torcida apaixonada, mas só vou pensar na Turquia depois do Mundial. Minha cabeça está aqui, com a seleção brasileira, meu foco está na preparação para a Copa do Mundo. Temos um objetivo, que é fazer um bom campeonato e todos os esforços estão concentrados nisso".
O aramdor já tinha atuado no basquete europeu. Após sair do Minas em 2011, com 19 anos, ele seguiu para o time de San Sebastián, equipe que disputa a Liga Ouro espanhola, segunda competição interclubes mais importante do país. Depois, ainda atuou com a camisa do Múrcia antes de ir para a NBA, em 2015.
A Copa do Mundo de basquete será disputada no Japão, nas Filipinas e na Indonésia. O Brasil estreia dia 26 de agosto, diante do Irã. Espanha e Costa do Marfim serão os outros adversários na primeira fase. A delegação viaja nesta segunda-feira para a disputa de amistosos preparatórios.