28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Jogão de bola - 29/01/2023, 07:10 - Wiliam Falcão* - Atualizado em 29/01/2023, 09:29

Primeiro Ba-Vi do ano vai pegar fogo neste domingo (29)

Clássico válido pelo Campeonato Baiano agita a Arena Fonte Nova

Ricardo Goulart e Rafinha são esperanças de gols para as suas torcidas
Ricardo Goulart e Rafinha são esperanças de gols para as suas torcidas |  Foto: Felipe Oliveira e Pietro Carpi

A bola vai rolar para o maior clássico do Norte-Nordeste! Bahia e Vitória se enfrentam pela primeira vez em 2023 hoje, a partir das 16h, na Arena Fonte Nova, pela quinta rodada do Campeonato Baiano. Por determinação do Ministério Público, o duelo terá apenas tricolores no estádio, que esgotaram os ingressos e prometem fazer uma linda festa.

Mesmo vindo de derrota, o Esquadrão está na segunda colocação e com um triunfo pode dar um passo importante rumo à classificação para a próxima fase. Do lado do Rubro-Negro a expectativa é que a equipe embale de vez depois de conquistar a primeira vitória no Baianão na rodada passada.

Com dois gols em quatro jogos na temporada, Ricardo Goulart revela que o Tricolor precisa entrar em campo concentrado, pois o clássico é um campeonato à parte. “Verdade. Já tive a honra de jogar alguns clássicos. Clássico não se joga, se ganha. Então vou tentar passar essa mentalidade para meus companheiros. É um jogo à parte. Nossa equipe sabe o tamanho e a importância”, afirmou o atacante.

Já o Vitória precisa mais do que nunca dos três pontos para espantar de vez a crise que ronda na Toca neste início de temporada. Um dos principais nomes da equipe na Série C e artilheiro desta temporada, o atacante Rafinha promete o Leão com os dentes afiados.

“A gente tem que encarar como uma guerra, vai ser uma final. A gente tem que estar preparado para dar nosso máximo e sair com o resultado positivo. A gente tem uma pressão de usar essa camisa. A gente nunca vai deixar de saber a grandeza do Vitória. A gente sabe que o Vitória é muito grande. Então a gente já tem a pressão de usar essa camisa no corpo. A gente sabe que é um clássico, a importância do clássico no Estadual”, revelou o goleador rubro-negro.

Após as duas derrotas nos últimos dois jogos, o sinal de alerta também já foi ligado no CT Evaristo de Macedo. Por isso, o atacante do Esquadrão ressaltou que a equipe fez bons jogos, mas precisa colocar o pé na forma. “Nos últimos dois jogos tivemos muitas finalizações, mas infelizmente não convertemos em gol. O professor tem pegado no nosso pé, cobrado mais concentração, mais ambição de fazer o gol”, explicou Goulart.

Fazer gol tem sido também o grande problema do Vitória nesta temporada. Contudo, Rafinha marcou dois em seis jogos, mas estava há duas partidas sem estufar as redes adversárias. Por isso, o camisa 11 rubro-negro afirma que o gol marcado na vitória contra o Doce Mel foi importante para que a confiança esteja de volta e ele possa brilhar, assim como na temporada passada.

“Estou bem melhor, me sentindo mais confiante. Quando volta a fazer gol, a gente se sente mais confiante. Quando a vitória vem, a gente fica mais confiante. Agora é focar para o jogo de domingo”, concluiu.

Paiva faz mistério, mas não vai ter desfalques

Após ter poupado boa parte dos atletas na derrota contra o Jacobinense, na última quarta-feira (25), em Feira de Santana, a comissão técnica do Bahia deve contar com quase todos do elenco para o duelo contra o Vitória. O lateral Matheus Bahia, o goleiro Danilo Fernandes e o zagueiro Gabriel Xavier continuam realizando um trabalho de recuperação na academia e na fisioterapia do Centro de Treinamentos e devem ficar de fora da partida.

O Tricolor encerrou sua preparação para o Ba-Vi na manhã de ontem, quando Paiva definiu os relacionados para o grande clássico.

Burse prepara time sem Léo Gamalho no ataque

O Leão fez o último treino ontem no Centro de Treinamentos Manoel Pontes Tanajura e o técnico da equipe definiu o time titular. A expectativa é que algumas mudanças sejam feitas em relação à escalação dos jogos anteriores. O Vitória vai ter o desfalque do atacante Léo Gamalho, que sofreu um corte no braço durante as atividades desta semana e precisou passar por um procedimento cirúrgico. Sem ele, Tréllez e Dibble brigam pela vaga.

FICHA TÉCNICA
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Dia e hora: Hoje (29/01), às 16h
Árbitro: Emerson Ricardo de Almeida Andrade
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Elicarlos Franco de Oliveira.

Bahia Marcos Felipe; Borel, Kanu, Raul Gustavo, Chávez; Rezende, Acevedo, Daniel; Kayky, Biel e Ricardo Goulart. Técnico: Renato Paiva.

Vitória Dalton, Zeca, Dankler, Camutanga, João Lucas; Léo Gomes, Rodrigo Andrade, Gegê (Eduardo); Dibble (Osvaldo), Rafinha e Tréllez. Técnico: João Burse.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também