O presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), Luis Rubiales, entrou na fase de chá de espera após decisão da Federação Internacional de Futebol (Fifa). O Comitê Disciplinar da Fifa foi responsável pela decisão. Já o anúncio ocorreu neste sábado (26), por decisão do presidente da comissão, o colombiano Jorge Ivan Palacio.
Em virtude da punição, o dirigente espanhol passa a ficar ‘off’ de integrar atividades relacionadas ao futebol tanto em âmbito nacional quanto internacional. O período de suspensão é de cerca de três meses. Ao mesmo tempo, Rubiales vai aguardar o resultado do processo disciplinar aberto na última quinta-feira (24).
O anúncio envolve o beijo na boca forçado de Luis Rubiales na atacante Jenni Hermoso durante a cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina, conquistada pela Espanha de forma inédita.
Leia Mais
Permanência de Rubiales causa grande mobilização em apoio à atleta
Presidente assediador da RFEF decide permanecer no cargo
Presida da Federação Espanhola vira investigado da Fifa após polêmica
Nesse sentido, a Comissão Disciplinar da Fifa também adotou medidas para preservar a jogadora. Na sexta-feira, o Conselho Superior do Esporte (CSD), órgão ligado ao Ministério da Cultura e Esporte da Espanha, entregou uma denúncia própria contra o mandatário. O governo espanhol realizou o pedido formalmente ao Tribunal Administrativo do Esporte (TAD) da Espanha para suspender o presidente.