27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Atrapalhado? - 30/07/2025, 12:15 - Da Redação

Presida da CBF e deputada são alvos da PF por suspeita de comprar voto

Operação foi realizada na manhã desta quarta-feira (30)

Samir Xuad foi eleito presidente da CBF neste ano
Samir Xuad foi eleito presidente da CBF neste ano |  Foto: Rafael Ribeiro/CBF

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, a deputada federal, Helena da Asatur (MDB) e o marido dela, o empresário Renildo Lima, entraram na mira da Polícia Federal. Eles são suspeitos de participar de um esquema de compra de votos nas eleições de 2024, em Roraima.

Leia Também:

Agentes da PF estiveram na casa de Samir, na sede da CBF e bloqueou R$ 10 milhões nas contas dos envolvidos. A Operação Caixa Preta investiga crimes eleitorais praticados na cidade e, ao todo, 10 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Início das investigações e amizade antiga

A polícia começou a ficar na cola dos investigados em setembro de 2024, quando Renildo Lima foi preso com R$ 500 mil e, parte do valor, estava escondido na cueca do empresário.

O presida da CBF e a deputada Helena são conhecidos há algum tempo. Eles são do mesmo partido, e Samir chegou a disputar as eleições de 2022 como deputado federal, contudo, não foi eleito.

Chegada na CBF

Samir Xaud foi eleito o 8º presidente da CBF em maio deste ano, após substituir Ednaldo Rodrigues, que foi destituído do cargo por uma decisão judicial. Esta é a primeira vez que ele assume a liderança administrativa no futebol. Seu pai, Zeca Xaud é presidente da Federação Roraimense de Futebol desde 1975 – a FRF foi fundada um ano antes.

exclamção leia também