Vencer o Flamengo neste sábado (30), no estádio Maracanã, é o único resultado possível para o Tricolor respirar um pouco mais aliviado na Série A do Campeonato Brasileiro e, consequentemente, pressionar os rivais que também brigam contra o rebaixamento. Contudo, o retrospecto contra o Rubro-Negro não é nada bom. Desde 2019, o Esquadrão não vence o Mengão, com seis derrotas em seis jogos. Se contabilizar apenas os embates no Rio de Janeiro, o tabu fica ainda maior: 12 anos. Com seis derrotas e dois empates. Uma missão muito difícil.
Entretanto, mesmo com todo o retrospecto jogando contra a equipe, o volante Rezende garante que os atletas estão confiantes em conquistar um excelente resultado fora de casa. “Isso não entra em campo, essa história. A gente pode fazer diferente. Chegou o momento de cada um olhar para si. Se está dando 100%, tem que dar 200% para buscar os triunfos”, afirmou o jogador em coletiva esta semana na Cidade Tricolor.
A esperança do torcedor está depositada no técnico Rogério Ceni, que acabou de assumir o Esquadrão e já foi treinador da equipe carioca, onde conquistou o Campeonato Brasileiro de 2020. No entanto, o ‘mito’ não costuma se dar bem quando enfrenta seu ex-clube desde que se tornou técnico.
À frente de São Paulo, Cruzeiro e Fortaleza, Ceni já encarou a equipe rubro-negra em 10 oportunidades e em todas foi derrotado. Números nada bons para quem só tem o triunfo como alternativa nesta rodada. Por isso, o treinador reconhece a qualidade do adversário, mas projeta uma boa evolução no Esquadrão. “Temos pela frente um adversário difícil que é o Flamengo. Mas temos que nos preparar melhor”, analisou o comandante.
Evolução é o foco
Em busca da evolução citada por Rogério Ceni, o elenco do Bahia realizou ontem mais um treino no CT Evaristo de Macedo. Os atletas participaram de atividades com foco em ajustes defensivos e ofensivos, além da parte tática. O treinador orientou os jogadores dividindo em dois times e aplicou o trabalho tático em metade do gramado.
Fora de campo, a diretoria continua trabalhando já pensando no elenco das próximas temporadas. O lateral Ryan tem negociações avançadas com o clube para renovar contrato até 2025. Já a parceria com o Yacht Clube, que o Tricolor havia soltado um ‘spoiler’, deu ruim e o negócio acabou sendo cancelado, mas o motivo não foi revelado.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana