28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Representou! - 04/11/2022, 17:11 - Pedro Moraes - Atualizado em 04/11/2022, 17:24

“Pra mostrar do que o preto é capaz”, decreta Rebeca Andrade após ouro

A ginasta conquistou a medalha de campeã mundial do individual geral

A ginasta conquistou a medalha de campeã mundial do individual geral
A ginasta conquistou a medalha de campeã mundial do individual geral |  Foto: Foto: Ricardo Bufolin/CBG

É ouro! A ginasta Rebeca Andrade segue fazendo bonito nas disputas com diversos atletas mundiais pelo mundo. Na última quinta-feira, 3, ela conquistou a medalha de ouro de campeã mundial do individual geral, título que é considerado o mais nobre da ginástica artística. O fato aconteceu no Mundial de Liverpool, de forma inédita a favor do Brasil, de acordo com informações do ge.globo.

Depois do ato histórico, ela enfatizou o orgulho de representar mulheres pretas que chegam a liderança do pódio. No palco, ela foi embalada pelo hit ‘Baile de Favela’, que marcou a sua conquista nas Olimpíadas de Tóquio.

“É pra mostrar do que o preto é capaz, né!? Eu me sinto muito orgulhosa de levar essa música para o mundo tudo. Fico feliz que ela ganhou essa medalha de ouro. Merecia muito. No Brasil, todo mundo que entende as dificuldades que uma atleta preta tem, que uma pessoa preta tem de chegar no alto rendimento de ter possibilidades, oportunidades... De certa forma tentar ajudar essas pessoas. Para chegar aqui hoje, tive muita ajuda no início. Dos meus vizinhos, quando eu morava junto com a minha mãe, de emprestar dinheiro, de condução, de ficar na casa dos outros para eu conseguir treinar. Então foi muito difícil. Acho que essa medalha representa tudo isso, toda minha história, toda minha luta. Hoje ela foi premiada. Foi aqui e nas Olimpíadas também. Estou muito feliz de ser quem eu sou, de representar tudo que represento. Espero continuar fazendo história”, contou a brasileira.

Após se tornar a primeira brasileira medalhista olímpica da ginástica com a prata no individual geral, Rebeca também acumulou o feito de se tornar a primeira brasileira campeã da modalidade com o ouro no salto. Agora, ela ainda é a segunda ginasta preta da história a faturar o posto de número 1 de um Mundial, depois da americana Simone Biles.

Por fim, a ginasta ainda retornará à arena de Liverpool para tentar pleitear mais três pódios no fim de semana, nas barras, na trave e no solo.

exclamção leia também