30º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Tudo pronto? - 26/10/2022, 19:33 - Pedro Moraes

Pontapé do Baianão de 2023 é definido por arbitral

A competição está programada para começar em janeiro e terminar em abril

A competição está programada para começar em janeiro e terminar em abril
A competição está programada para começar em janeiro e terminar em abril |  Foto: Foto: Divulgação/FBF

O arbitral do Campeonato Baiano do próximo ano definiu, nesta quarta-feira, 26, a data do início do torneio de 2023. Um encontro entre membros da Federação Bahiana e representantes dos clubes na primeira divisão debateram a fórmula da competição. A projeção é que o torneio comece no dia 10 de janeiro e termine no dia 9 de abril.

Em resumo, os clubes optaram pela manutenção do formato do estadual. Dessa maneira, os 10 times integrantes vão se enfrentar em partidas de ida na primeira fase tal qual este ano. No término de nove rodadas, os quatro melhores colocados prosseguem às semifinais.

Por consequência, a partir da semifinal, os jogos vão ser disputados em confrontos tanto de ida quanto de volta. Sendo assim, a FBF projeta encerrar a primeira fase no dia 26 de fevereiro. Já as semifinais estão programadas para os dias 12 e 19 de março, e as decisões nos dias dois e nove de abril.

Do contrário, os dois colocados com piores rendimentos na primeira fase serão rebaixados para o segundo escalão do Baianão. Já os finalistas da Série B do Campeonato Baiano serão, consequentemente, condicionados à divisão de elite. No mais, as três vagas da Bahia na Copa do Brasil de 2024 vão ser distribuídas para o campeão baiano, para o vice e para o terceiro colocado.

Quem conquistar o estadual também conquista vaga na etapa de grupos do Nordestão. O segundo colocado, por exemplo, vai ser conhecido pelo ranking nacional de clubes. No mais, a terceira vaga será do time que adquirir a melhor colocação no Campeonato Baiano.

As suas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro vão ser distribuídas para os times melhores ranqueados no estadual que não competirem em outras séries.

exclamção leia também