28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

LGBTQIAP+ - 16/08/2023, 12:45 - João Grassi

Pela igualdade: Mundial de natação terá categoria para atletas trans

Copa do Mundo de Berlim, entre 6 e 8 de outubro, será o palco para a inauguração da modalidade

Lia Thomas  venceu os 500m livre em torneio universitário feminino
Lia Thomas venceu os 500m livre em torneio universitário feminino |  Foto: Joseph Prezioso / AFP

A World Aquatics, organizadora dos torneios de natação, anunciou nesta quarta-feira (16) a data de estreia para a "categoria aberta", em que são incluídos atletas transgênero. A Copa do Mundo de Berlim, entre 6 e 8 de outubro, será o palco para a inauguração da modalidade.

"Quando a World Aquatics instituiu sua política de elegibilidade para as categorias de competição masculina e feminina, nos comprometemos a explorar a criação de uma categoria aberta. Fiel à nossa palavra, uma equipe de especialistas trabalhou diligentemente para tornar isso uma realidade", disse o presidente da World Aquatics, Husain Al-Musallam.

A natação foi uma das modalidades que baniram competidores transgênero de eventos relevantes, como campeonatos mundiais. Em março do ano passado, o assunto entrou em evidência. Isto porque Lia Thomas venceu os 500m livre no feminino, pelo campeonato da NCAA, em Atlanta, tornando-se a primeira mulher trans a conquistar um título nacional da categoria.

Agora Lia vai poder participar da Copa do Mundo de Berlim na nova categoria aberta, que terá provas de 50m e 100m em todos os estilos da natação. Ainda existe a possibilidade de mais provas serem introduzidas ao programa do torneio.

exclamção leia também