28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Em busca do sonho - 26/02/2024, 16:45 - Wiliam Falcão* - Atualizado em 01/03/2024, 14:32

#PartiuMéxico: Futebol do projeto Semeadores Mirins foca em missão

Iniciativa da periferia de Salvador conta os dias para desembarcar nas terras mexicanas e jogar torneio

Projeto do bairro Sete de Abril vai em busca de sonho
Projeto do bairro Sete de Abril vai em busca de sonho |  Foto: Ronald Santana

Semear significa plantar e investir em algo de olho no futuro. E foi com essa ideia que o Projeto Social Semeadores Mirins, localizado no bairro de Sete de Abril, foi criado em 2014 com o objetivo de abraçar os jovens talentos da comunidade e até de outros bairros. Dentre as diversas atividades que o programa oferece para os alunos, tem o time de futebol que está se preparando para embarcar rumo ao México para disputar uma competição nas categorias sub-14 e sub-16.

“Participamos de várias competições, mas foi a primeira vez que participamos de uma internacional. Foi no clube de Vilas, em dezembro, e ganhamos. O sub-13 foi campeão e agora tem que representar o Brasil lá no México. O sub-15, a gente estava liderando a tabela e aí no dia choveu muito. Por chover muito, aí foi tirado [o campeonato]. Aí, por esse motivo, também o nosso sub-15 foi convidado”, detalhou a presidente e professora dos Semeadores Mirins, Rosana Cerqueira, ao MASSA!.

Quem também é responsável por treinar os craques do programa, é o professor Faustino Sales. Ele não esconde a expectativa de desembarcar em terras mexicanas. “Lá no México enfrentaremos não só os adversários em campo, mas fatores extracampo, como: altitude, idioma, culinária, dentre outras. Mas estamos preparando bem os nossos atletas para fazerem bons jogos e quem sabe voltar com mais uma conquista”, vislumbrou.

Faustino ressalta ainda o principal valor do Projeto Semeadores Mirins para os jovens. “Estou participando do projeto por acreditar na transformação através do esporte, que é sem dúvidas uma das principais ferramentas de inclusão social”, afirmou o professor.

Já Rosana destaca que não fazia ideia de que o programa iria alcançar tantos jovens. “Resolvi então criar o projeto na minha própria casa. Até então não tinha ideia que chegaríamos tão longe e a quantidade de atividades que temos”, disse a presidente da garotada.

Para arcar com os custos da viagem, os mentores do projeto criaram uma vaquinha com a chave PIX (CNPJ) 53275981/0001-46 para receber doações de quem quiser colaborar.

Garotos Juthair e Murilo foram convocados para as disputas
Garotos Juthair e Murilo foram convocados para as disputas | Foto: Ronald Santana

Sonhos e gratidão

A preparação para as equipes sub-14 e sub-16 fazerem bonito no México segue a todo vapor. Os jovens talentos treinam três vezes por semana, no campo da Praça da Juventude, em Canabrava. “A expectativa é muito grande. Sei que tenho que fazer um esforço bem maior pela diferença da altitude, mas pelo grande esforço dessa viagem me sinto na obrigação de voltar com a vitória”, projetou o garoto Murilo, que chegou no projeto aos 2 anos e vai jogar pelo time sub-14.

Já o zagueiro Juthair, da equipe sub-16, revela que conheceu o Projeto Semeadores Mirins em um momento de dificuldade e, por isso, demonstra eterna gratidão ao programa. “A importância do projeto foi muito grande, foi um tempo que eu tinha acabado de sair do projeto do Vitória. Aí eu fiquei sem lugar para treinar e a professora Rosana me deu uma oportunidade”, recordou o jovem.

Rosana Cerqueira, professora e grande incentivadora da iniciativa, com a garotada
Rosana Cerqueira, professora e grande incentivadora da iniciativa, com a garotada | Foto: Ronald Santana

Plante sementes e colha cidadãos

Para uma mãe que mora em uma comunidade de Salvador e sabe que o filho não terá tantas oportunidades na vida, o programa tem um grande valor que vai além de calçar as chuteiras e entrar em campo em busca de um sonho. Ana Cristina Campos, mãe do jovem Raphael Campos, exalta a iniciativa do projeto que, segundo ela, só acrescenta na vida do filho.

“Veio agregar muito na vida dele como criança, para se tornar um bom cidadão, pra ver que nada é fácil, que tudo é com sacrifício, para aprender a valorizar”, afirmou Ana.

Além do futebol, o programa social também abraça jovens em outras atividades como marcenaria, pintura em tecido, boxe, costura, teatro, e culinária, visando ainda o empreendedorismo das mães. “Busco sempre trabalhar com eles a realidade vivida no dia a dia, que existe um mundo a ser explorado, que sonhar é possível, só basta acreditar. Assim poderão fazer a diferença na vida de outras pessoas”, destaca a professora Rosana.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também