Fechado com o Vitória para a temporada 2024, o meia-atacante Luan Guilherme é conhecido pela carreira vitoriosa no Grêmio, onde foi campeão da Libertadores e eleito Rei da América. No entanto, os últimos anos foram marcados por polêmicas fora dos gramados.
Luan foi um dos destaques do Grêmio entre 2015 e 2017, mas passou a mostrar uma queda de rendimento técnico ainda em 2018. Em 2020, foi negociado com o Corinthians e teve passagem decepcionante, marcada por mais situações controversas do que grandes partidas.
Relembre abaixo algumas polêmicas envolvendo Luan após o declínio de sua carreira.
Enquanto defendeu o Corinthians, Luan se envolveu em algumas situações fora do campo. Uma delas foi quando ele foi flagrado numa balada em fevereiro de 2022, mas claramente não se sentiu a vontade em deixar isso vir à tona.
Luan apareceu em um vídeo e rapidamente tentou sair da frente das câmeras. À época, o caso gerou alguns memes nas redes sociais: "Pra isso ele é rápido", diziam torcedores.
Escanteado por Vitor Pereira
Ainda na temporada 2022, Luan estava perdendo cada vez mais espaço com o então técnico Vitor Pereira, que não utilizava o meia-atacante nem quando o Corinthians optava por equipes alternativas.
Questionado sobre a falta de minutos de Luan, o treinador português afirmou que já havia planejado utilizar o jogador, mas que sempre precisava voltar atrás devido a queixas de dores e muitas faltas nos treinamentos.
"Eu tenho que esclarecer bem a situação do Luan que é para ele não vir aqui. Luan já esteve pelo menos três vezes para ser escalado e, no último momento, vai para o departamento médico. Era para vir, mas, no último treino, queixou-se de dores e foi para o departamento médico. Tem ficado fora de muito treino, pouco tempo trabalhando comigo", justificou Vitor Pereira.
Treta com interino do Santos
Como não estava jogando, o Corinthians decidiu por emprestar Luan ao rival Santos. A passagem foi curta e novamente sem sucesso, mas teve espaço para polêmicas.
À época comandado interinamente por Orlando Ribeiro, o Santos enfrentava o Internacional no Beira-Rio e o técnico optou por substituir Luan. O meia-atacante ficou irritado e saiu reclamando bastante, precisando até ser contido por companheiros de equipe. Quando questionado sobre o caso, Ribeiro minimizou o ocorrido.
Fora de jogo e visto novamente na balada
Já perto do final da sua breve passagem pelo Santos, Luan sofreu uma lesão na coxa e ficou de fora da importante vitória do Peixe contra o RB Bragantino, fora de casa. No entanto, o jogador foi novamente flagrado em um evento noturno.
Nas redes sociais, o meia-atacante apareceu sem camisa em uma foto junto com duas mulheres, mas o registro foi rapidamente apagado. Contudo, o tempo curto da postagem foi suficiente para a imagem viralizar e gerar polêmica.
Expulso de restaurante furando fila
De volta ao Corinthians em 2023, Luan ficou afastado do elenco e treinando em horários separados. Nesse período, foi novamente pivô de controvérsias. Em junho, ele foi visto tentando furar a fila de um restaurante luxuoso em São Paulo.
Acompanhado de uma mulher, o jogador foi repreendido por outros clientes presentes no estabelecimento. "Falta de respeito tua, brother. Você tem que vir para a fila, cara. Eu estou na fila há duas horas, irmão. Você não está entendendo”, afirmou um dos clientes. “Luan passa vergonha no campo e no restaurante, hein?”, completou outro indivíduo.
Devido a represália sofrida no local, Luan e sua companheira preferiram ir embora do restaurante.
Agredido por corintianos em motel
Mesmo já tendo se envolvido em muitas polêmicas, Luan ainda finalizou sua passagem pelo Corinthians com a maior delas, em julho do ano passado. O jogador foi agredido em um motel por torcedores do Timão, revoltados com o fato dele ser um dos mais bem pagos do elenco e se recusar a aceitar um acordo para deixar o clube, mesmo afastado das atividades.
Ele estava acompanhado de mulheres e amigos em uma suíte de luxo de um motel na Barra Funda, zona oeste de São Paulo. O grupo de torcedores recebeu a informação do local e invadiu o quarto, fazendo ameaças e exigindo que ele pedisse a rescisão de contrato.
Depois do ocorrido, Luan chegou a um acordo com o Corinthians e encerrou de vez sua frustrada passagem pelo Timão. Ele acertou seu retorno ao Grêmio poucos dias após as agressões no motel, onde também não brilhou e deixou o clube gaúcho após o fim da temporada passada.