
Sevilla, da Espanha, e Independiente Del Valle, do Equador, duelaram nesta quarta-feira (19) pelo título do primeiro Desafio de Clubes, torneio organizado pela Uefa e Conmebol com campeões da Europa League e Copa Sul-Americana, no estádio Ramón Sánchez Pizjuán, do clube espanhol.
Durante os 90 minutos de partida, o Independiente Del Valle saiu na frente com um gol de Lautaro Díaz na primeira etapa, mas o Sevilla conseguiu empatar nos acréscimos do segundo tempo, com Pedro Ortiz, levando a decisão do título inédito para uma disputa de pênaltis.
Nas penalidades, o Del Valle desperdiçou duas cobranças e o Sevilla acertou todas, vencendo o duelo por 4 a 1 e ficando com a taça da edição inaugural da competição. O meia argentino Papu Gómez, campeão do mundo no Catar, em 2022, cobrou a penalidade decisiva.

O Desafio de Clubes foi anunciado no dia 7 de julho como um novo torneio organizado em conjunto por Uefa e Conmebol. O Independiente Del Valle venceu a última edição do torneio continental sul-americano ao bater o São Paulo na final. Já o Sevilla ficou com o título da Europa League, o sétimo de sua história, com o triunfo sobre a Roma, nos pênaltis.