Começou nesta sexta-feira (28) e segue até este sábado (29) o Campeonato Nordestinho de Natação - Troféu Alexandre Pussieldi. O evento reúne na Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô, aproximadamente 300 crianças de sete estados da região, nas categorias mirim e petiz (de 7 à 12 anos de idade). A Bahia volta a sediar a competição, que é a principal da categoria na região, depois de quase uma década.
"Tivemos o início hoje e vamos até amanhã em uma grande festa para a nossa criançada. São atletas começando as suas carreiras e a gente tem que incentivar. Essa competição não acontecia aqui há muito tempo e é importante a gente trazê-la para fomentar a nossa base. Quem acredita e gosta do esporte e quer ver ele crescer tem que apoiar. Então, estamos aqui fazendo isso", declarou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, que é a instituição organizadora do evento.
As competições acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, em dois turnos. Na parte da manhã, os atletas começaram o aquecimento às 7h e as provas, às 8h. Já na parte da tarde o aquecimento começa às 15h, com início das disputas às 16h. Os horários valem para sexta e sábado.
Domingo com promessa de recorde histórico
No domingo (30), também na Piscina Olímpica da Bahia, acontece o 3° Concurso do infantil à sênior. A competição conta com atletas a partir dos 13 anos de idade e receberá a presença das principais estrelas da natação baiana, incluindo os atuais campeões brasileiros de suas categorias, Celine Bispo, Dan Spínola e Enzo Brandão Ibanez.
O evento terá alguns atrativos, como por exemplo o revezamento mix de clubes, que será feito com os 16 melhores atletas da competição, oito no masculino e oito no feminino na prova de 50 m livres. A prova de revezamento será mista, entre os clubes participantes, em um formato inovador.
Além disso, há a possibilidade da quebra do recorde mais antigo da natação baiana neste domingo. O recorde dos 200 m borboleta, que hoje pertence a atleta master Patrícia Queiroz Brito, foi estabelecido em 1986, há 37 anos. Neste domingo, a campeã brasileira de 100 m livres, Celine Bispo, vai disputar a prova e tem a possibilidade de quebrar essa marca histórica.
Para completar, ao seu lado estará a própria Patrícia Brito nadando como forma de incentivo. A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) prepara uma homenagem para a atleta, que é a maior campeã estadual dessa prova de todos os tempos. Além de ser a detentora do recorde, Patrícia também ficou conhecida mundialmente por ser a primeira mulher a fazer a Travessia Mar Grande — Salvador de nado borboleta.
A competição no domingo começa com o aquecimento às 7h e tem início às 8h.
Mais natação no Rio de Janeiro
O 69º Campeonato Brasileiro Master de Natação está sendo realizado este ano na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de muitos atletas baianos disputando medalhas na competição. Destaque para José Luiz Sanches Jr. E Pompílio Neto, ambos baianos, que já nos primeiros dias estabeleceram novos recordes nacionais para suas categorias.
Polo aquático na Paraíba
Atletas baianos estão disputando o Campeonato Nordestão de Polo Aquático. A competição, que reúne as equipes adulto masculino e feminino, e sub 16 e sub 13, conta com a participação de cinco equipes baianas: Polo Salvador e Polo Feira de Santana, no adulto; equipe feminina do Polo Salvador, no adulto; e as duas equipes sub 16 e sub 13, do Natação em Rede.
As competições na Paraíba também valem como treinamento para a participação das equipes no Campeonato Norte-nordeste, que será realizado em Salvador no fim do mês de maio, também na Piscina Olímpica da Bahia.
Natação em Rede marcando presença
O programa Natação em Rede, que é um projeto social feito em parceria entre a FBDA e a Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb) e hoje atende a quase 3 mil beneficiados com aulas de natação, hidroginástica, nado artístico e polo aquático, também marca presença nas competições. No Nordestinho, o projeto compõe a segunda maior equipe na disputa do Campeonato regional, além dos times de base no regional de polo aquático.
"Para muitos atletas e alunos do programa essa é a primeira competição de grande porte que vão participar. A nossa expectativa é que novos talentos sejam descobertos partindo desse projeto social", finalizou Diego.