28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Na água! - 28/04/2023, 13:52 - Da Redação

Nordestinho de natação começa pra valer em Salvador; Confira tudo

Atletas baianos disputam competições de esportes aquáticos pelo país

Evento reúne na Piscina Olímpica da Bahia cerca de 300 crianças de sete estados da região
Evento reúne na Piscina Olímpica da Bahia cerca de 300 crianças de sete estados da região |  Foto: Divulgação/FBDA

Começou nesta sexta-feira (28) e segue até este sábado (29) o Campeonato Nordestinho de Natação - Troféu Alexandre Pussieldi. O evento reúne na Piscina Olímpica da Bahia, localizada na Avenida Bonocô, aproximadamente 300 crianças de sete estados da região, nas categorias mirim e petiz (de 7 à 12 anos de idade). A Bahia volta a sediar a competição, que é a principal da categoria na região, depois de quase uma década.

"Tivemos o início hoje e vamos até amanhã em uma grande festa para a nossa criançada. São atletas começando as suas carreiras e a gente tem que incentivar. Essa competição não acontecia aqui há muito tempo e é importante a gente trazê-la para fomentar a nossa base. Quem acredita e gosta do esporte e quer ver ele crescer tem que apoiar. Então, estamos aqui fazendo isso", declarou Diego Albuquerque, presidente da Federação Baiana de Desportos Aquáticos, que é a instituição organizadora do evento.

As competições acontecem na Piscina Olímpica da Bahia, em dois turnos. Na parte da manhã, os atletas começaram o aquecimento às 7h e as provas, às 8h. Já na parte da tarde o aquecimento começa às 15h, com início das disputas às 16h. Os horários valem para sexta e sábado.

Domingo com promessa de recorde histórico

No domingo (30), também na Piscina Olímpica da Bahia, acontece o 3° Concurso do infantil à sênior. A competição conta com atletas a partir dos 13 anos de idade e receberá a presença das principais estrelas da natação baiana, incluindo os atuais campeões brasileiros de suas categorias, Celine Bispo, Dan Spínola e Enzo Brandão Ibanez.

O evento terá alguns atrativos, como por exemplo o revezamento mix de clubes, que será feito com os 16 melhores atletas da competição, oito no masculino e oito no feminino na prova de 50 m livres. A prova de revezamento será mista, entre os clubes participantes, em um formato inovador.

Além disso, há a possibilidade da quebra do recorde mais antigo da natação baiana neste domingo. O recorde dos 200 m borboleta, que hoje pertence a atleta master Patrícia Queiroz Brito, foi estabelecido em 1986, há 37 anos. Neste domingo, a campeã brasileira de 100 m livres, Celine Bispo, vai disputar a prova e tem a possibilidade de quebrar essa marca histórica.

Para completar, ao seu lado estará a própria Patrícia Brito nadando como forma de incentivo. A Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) prepara uma homenagem para a atleta, que é a maior campeã estadual dessa prova de todos os tempos. Além de ser a detentora do recorde, Patrícia também ficou conhecida mundialmente por ser a primeira mulher a fazer a Travessia Mar Grande — Salvador de nado borboleta.

A competição no domingo começa com o aquecimento às 7h e tem início às 8h.

Mais natação no Rio de Janeiro

O 69º Campeonato Brasileiro Master de Natação está sendo realizado este ano na cidade do Rio de Janeiro, com a presença de muitos atletas baianos disputando medalhas na competição. Destaque para José Luiz Sanches Jr. E Pompílio Neto, ambos baianos, que já nos primeiros dias estabeleceram novos recordes nacionais para suas categorias.

Polo aquático na Paraíba

Atletas baianos estão disputando o Campeonato Nordestão de Polo Aquático. A competição, que reúne as equipes adulto masculino e feminino, e sub 16 e sub 13, conta com a participação de cinco equipes baianas: Polo Salvador e Polo Feira de Santana, no adulto; equipe feminina do Polo Salvador, no adulto; e as duas equipes sub 16 e sub 13, do Natação em Rede.

As competições na Paraíba também valem como treinamento para a participação das equipes no Campeonato Norte-nordeste, que será realizado em Salvador no fim do mês de maio, também na Piscina Olímpica da Bahia.

Natação em Rede marcando presença

O programa Natação em Rede, que é um projeto social feito em parceria entre a FBDA e a Superintendência dos Desportos Aquáticos da Bahia (Sudesb) e hoje atende a quase 3 mil beneficiados com aulas de natação, hidroginástica, nado artístico e polo aquático, também marca presença nas competições. No Nordestinho, o projeto compõe a segunda maior equipe na disputa do Campeonato regional, além dos times de base no regional de polo aquático.

"Para muitos atletas e alunos do programa essa é a primeira competição de grande porte que vão participar. A nossa expectativa é que novos talentos sejam descobertos partindo desse projeto social", finalizou Diego.

exclamção leia também