Tudo definido! O futuro campeão da Copa Libertadores já tem o caminho definido no Mundial de Clube de 2023. Nesta terça-feira (5), a Fifa sorteou os chaveamentos da competição internacional, com a possibilidade do campeão sul-americano enfrentar o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, time de Benzema, Fabinho e Kanté.
Para enfrentar o campeão da Libertadores, no entanto, o representante do país-sede terá que avançar em dois confrontos até a semifinal da competição, quando entram os clubes da Europa e América do Sul, que será disputada entre 12 e 22 de dezembro deste ano.
O sorteio definiu que o representante da Conmebol pega nas semifinais o vencedor do duelo entre Al Ahly, do Egito, contra o ganhador da abertura do Mundial: Al-Ittihad ou Auckland City, da Nova Zelândia. O Manchester City, vencedor da Liga dos Campeões da UEFA, terá como adversário o León, do México, ou o Urawa Reds, do Japão.
Confira abaixo todos os jogos:
Jogo 1: Al-Ittihad x Auckland City
Jogo 2: Al Ahly x Vencedor do jogo 1
Jogo 3: León x Urawa Reds
Semifinal 1: Campeão da Libertadores x Vencedor do Jogo 2
Semifinal 2: Manchester City x Vencedor do Jogo 3
Final: Vencedor Semifinal 1 x Vencedor Semifinal 2
Comandado pelo diretor de competições da Fifa, Jaime Yarza, o sorteio contou com a a presença e auxílio dos ex-jogadores Yaya Touré, da Costa do Marfim, e Manaf Abushugair, da Arábia Saudita.
No total, serão setes clubes participantes contando com o dono da casa. Seis já estão certos, faltando apenas conhecer o representante sul-americano, que virá do título da Libertadores. Boca Juniors, Fluminense, Internacional e Palmeiras estão no páreo, o que coloca grandes possibilidades do Brasil estar representado na competição.
Ásia: Urawa Red Diamonds (Japão), campeão da Champions League da AFC
África: Al Ahly (Egito), campeão da Champions League da CAF
Europa: Manchester City (Inglaterra), campeão da Champions League da Uefa
América do Sul: Boca Juniors, Fluminense, Internacional ou Palmeiras, semifinalistas da Conmebol Libertadores
América do Norte, Central e Caribe: León (México), campeão da Concachampions
Oceania: Auckland City (Nova Zelândia), campeão da Champions League da OFC
País-sede (Arábia Saudita): Al-Ittihad, campeão da Liga Saudita
O atual formato do Mundial não tem garantia para a próxima edição, embora seja desejo da Fifa querer seguir com o torneio anual, promovendo somente a exclusão do representante do país-sede, substituindo por uma decisão contra o campeão da Champions League em local neutro.
O novo Mundial de Clubes, com 32 times, ocorrerá a partir de 2025 e será realizado de quatro em quatro anos. A primeira edição será realizada nos Estados Unidos. Para essa competição, Flamengo e Palmeiras já estão garantidos por terem vencido as duas últimas edições da Copa Libertadores.