24º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Vai pegar fogo! - 14/08/2023, 13:14 - Wiliam Falcão*

Mulherada no comando: Vem aí a Copa de Futevôlei 100% feminina

Copa FutWoman será realizada no próximo fim de semana em Salvador

Mulherada promete agitar a quadra de areia com competição
Mulherada promete agitar a quadra de areia com competição |  Foto: Arquivo Pessoal

Modalidade que vem ganhando espaço nas areias de Salvador, o futevôlei atualmente vai além da diversão. Por isso, as amigas Luana Aguiar e Denise Almeida resolveram criar a 1ª Etapa da Copa FutWoman, uma competição que será 100% feminina. O objetivo é fazer com que a mulherada ganhe cada vez mais visibilidade em um esporte que, por muito tempo, foi visto apenas sendo disputado pelo público masculino.

Agora, chegou a vez das mulheres brilharem e mostrarem seus talentos nas quadras. O torneio será realizado no próximo fim de semana, nos dias 19 e 20 de agosto, a partir das 8h, na Praia do Flamengo e parte do valor das inscrições será destinado para uma instituição de caridade.

“Nossa maior intenção é reunir e valorizar o esporte feminino, o qual sabemos que, para quem vive dele, é uma luta diária. Gostaríamos de promover um lindo evento, com grandes apoiadores e incentivadores do esporte. Acreditamos que o esporte é terapêutico e salva vidas e que, infelizmente, o feminino ainda não conseguiu seu lugar como o masculino”, afirmou uma das idealizadoras do projeto, Luana, em entrevista exclusiva à equipe do MASSA!.

O objetivo das organizadoras do torneio é fazer com que o evento crie raiz e aconteça mais vezes durante o ano para que as mulheres fiquem mais à vontade. “Essa é a nossa primeira etapa e acredito que será uma grande experiência e aprendizado para as próximas que virão! Temos a intenção de fazer pelo menos três etapas ao ano e crescer cada vez mais”, completou.

Uma das atletas que vai disputar a Copa FutWoman, a jornalista Renata Pinheiro destaca a iniciativa da organização e espera que seja o primeiro passo para que a modalidade atinja o máximo de mulheres possíveis. “Já participei de vários torneios, porém nenhum era totalmente feminino. Eu já fui campeã baiana da modalidade, e antes não tínhamos muitas meninas jogando. Hoje, as mulheres invadiram as quadras e temos muitas atletas. Estou muito animada pra reunir essa mulherada e fortalecer ainda mais o futevôlei feminino no nosso estado”, vibrou a atleta.

Luana Aguiar é uma das idealizadoras da competição que coloca a mulher em evidência
Luana Aguiar é uma das idealizadoras da competição que coloca a mulher em evidência | Foto: Arquivo Pessoal

Competição já é sucesso

Até o momento, as inscrições têm sido um verdadeiro sucesso, a mulherada abraçou o torneio que foi feito só pra elas e, segundo Luana, tem participante até esperando rolar uma vaguinha para competir. “Sem dúvidas. É um esporte que cresce a cada dia e que as mulheres estão aderindo cada vez mais. A nossa categoria iniciante é a que já tem lista de espera para participar do campeonato. São mais de 100 meninas competindo e tenho certeza de que ainda tem muito mais”, celebrou.

Por fim, a organizadora destaca que pretende expandir as competições para outros lugares, mesmo sabendo das dificuldades que terão de enfrentar. “Nossos sonhos com esse projeto são grandes e não queremos parar na Bahia. Acreditamos que somos capazes de fazer grandes campeonatos femininos e levar isso além. Com esforço, dedicação e apoio, vamos longe e vocês ainda irão ouvir falar muito da copa FutWoman”, finalizou.

Jornalista Renata Pinheiro vai em busca de mais um título dentro das quadras
Jornalista Renata Pinheiro vai em busca de mais um título dentro das quadras | Foto: Arquivo Pessoal

Sabor é especial

Em meio à rotina do dia a dia, Renata revela que sempre tem dado um jeitinho para conseguir treinar e se preparar para chegar bem na competição. “Então, aproveito as horas vagas no dia pra treinar, e me reunir com outras meninas pra jogar. Sempre conseguimos encaixar o futevôlei na rotina”, afirmou.

Apesar de já ser experiente na modalidade, ela ressalta que esse campeonato terá um gostinho especial na sua trajetória como atleta de futevôlei. “É um privilégio fazer parte desse time de mulheres no esporte, que antes era quase que totalmente masculino. Muitas vezes não tínhamos quantidade suficiente de meninas pra realizar um torneio. Agora temos um só pra elas”.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também