
O Brasil foi até o estádio El Alto, nesta terça-feira (9), e quase 'foi conhecer Deus' com os 4.070 metros de altitude. A Seleção teve problemas para correr, trocar passes e acabou derrotada por 1 a 0 para a Bolívia, pela última rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo.
Leia Também:
O gol boliviano foi marcado pelo meia Miguelito, que pertence ao Santos e está emprestado ao América-MG. Com o resultado, a Bolívia garantiu vaga na repescagem e pode voltar a disputar uma Copa do Mundo após mais de 30 anos, já que a última participação foi em 1994.
Já o Brasil terminou na 5ª colocação, com 28 pontos, registrando a pior campanha de sua história nas Eliminatórias.
Primeiro tempo
Desde os minutos iniciais, os jogadores brasileiros sentiram os efeitos da altitude. Com passes errados e pouca resistência física, a equipe não conseguiu manter a intensidade.
A Bolívia, por outro lado, mais adaptada, teve mais posse de bola e tentou pressionar, mas encontrava dificuldades para furar a defesa brasileira, arriscando chutes de longa distância. Alisson precisou intervir apenas uma vez, em defesa após chute de Miguelito.
Aos 45 minutos, o VAR flagrou um pênalti de Bruno Guimarães sobre o lateral Roberto Carlos. Após revisar o lance, o árbitro confirmou a penalidade. Miguelito cobrou com categoria e abriu o placar.

Segundo tempo
A segunda etapa foi uma repetição da primeira. O Brasil novamente não conseguia agredir a Bolívia, que, com maior posse de bola, arriscava finalizações de todos os lados do campo.
Além das pernas pesadas, muitos jogadores da Seleção pareciam receosos de atuar em intensidade máxima devido à altitude. Em mais um chute de fora da área, Alisson fez grande defesa e evitou o segundo gol boliviano.
Jean Lucas finalmente estreou pela Seleção Brasileira, entrando no lugar de Andrey Santos. No entanto, contaminado pelo ritmo modorrento do time, o volante pouco participou, destacando-se apenas por um bom passe em profundidade para Estevão, que acabou perdendo a bola com facilidade.
Com o Brasil exausto, a Bolívia conseguiu controlar a partida nos minutos finais e garantiu a vitória.
Ficha técnica
Bolívia 1 x 0 Brasil
Gol: Miguelito (45/1ºT)
Local: Estádio El Alto, na Bolívia
Árbitro: Cristian Garay (Chile)
Assistentes: Miguel Rocha e Juan Serrano (ambos do Chile)
VAR: Rodrigo Carvajal (Chile)
Bolívia: Lampe; Diego Medina (Yomar Rocha), Haquín, Morales e Roberto Fernández; Villamíl, Ervin Vaca (Hector Cuellar) e Robson Matheus; Enzo Monteiro (Algarañaz), Miguelito e Moisés Paniagua. Técnico: Oscar Villegas
Brasil: Brasil: Alisson; Vitinho (Marquinhos), Alexsandro Ribeiro, Fabrício Bruno e Caio Henrique; Andrey (Jean Lucas), Bruno Guimarães Lucas Paquetá; Samuel Lino (Estêvão), Luiz Henrique (Raphinha) e Richarlison (João Pedro). Técnico: Carlo Ancelloti