29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Feito histórico - 03/12/2023, 18:07 - Da Redação

Mayra Aguiar dá show, fatura ouro e encerra jejum do Brasil no Japão

Atleta se tornou a primeira brasileira a levar medalha dourada na cidade que é berço mundial do esporte

Mayra desbancou na final a atual campeã mundial de judô, a israelense Inbar Lanir
Mayra desbancou na final a atual campeã mundial de judô, a israelense Inbar Lanir |  Foto: Divulgação

A judoca Mayra Aguiar conquistou o Grand Slam de Tóquio, neste domingo (3), e atingiu um feito inédito para o país na modalidade. Com a medalha, ela quebrou um jejum de 37 anos para o Brasil e se tornou a primeira atleta brasileira a conquistar um ouro na cidade que é berço mundial do esporte.

“Esta conquista é muito especial para mim. Era uma competição que sempre quis ganhar. Tanto pela dureza que ela é e também porque, depois do Brasil, o Japão é meu lugar favorito. Muito obrigada pela torcida. Seguimos em frente”, declarou a judoca dona de três medalhas olímpicas de bronze (Londres-2012, Rio-2016 e Tóquio-2020), três títulos mundiais (Chelyabinsk-2014, Budapeste-2017, Tasquente-2022) e outras cinco medalhas mundiais.

Mayra desbancou na final a atual campeã mundial de judô, a israelense Inbar Lanir. A brasileira encaixou três pontos, pontuou com um waza-ari e "sobrava" no solo até o tempo de luta se esgotar. A campanha teve pelo caminho a russa Antonina Shmeleva, russa que compete como neutra, além das japonesas Mizuki Sugimura e Mami Umeki.

Esse foi o terceiro confronto entre Mayra e Inbar Lanir, com terceira vitória para a brasileira. Ela venceu na segunda rodada de Tóquio-2020 e do Grand Slam de Antalya. Assim como Mayra Aguiar, a israelense também passou por duas japonesas nas quartas e semi.

A israelense é a atual campeã mundial, torneio que Mayra precisou se ausentar este ano. Mayra mostrou que voltou com tudo, e foi superior durante toda a luta. Mesmo com um waza-ari ela não ficou parada e tentou a todo momento o estrangulamento e definir assim a vitória por ippon.

exclamção leia também