A Praia da Catinguiba, na Praia do Forte, Litoral de Mata de São João, volta a receber uma competição de surfe profissional a partir desta quinta-feira (9). É a segunda etapa do Tivoli Triple Crown e do Baiano 2023, que, além da liderança do ranking de nove categorias, distribui R$ 10 mil entre os profissionais.
Entre as estrelas que prometem brilhar nas ondas da Praia do Forte estão o atual campeão estadual Dennis Tihara, de Ilhéus, o vencedor da primeira etapa deste ano e atual líder do ranking Bino Lopes, da Praia do Forte, e os finalistas da primeira prova Fabrício Bulhões (Ilhéus), Ayrton Dylan (Praia do Forte) e Bruno Galini (Ilhéus).
As inscrições para participar da prova estão abertas através do link www.bit.ly/triplecrow2. As vagas são limitadas e é importante que sejam garantidas o mais breve.
O Tivoli Triple Crown é um circuito inédito, que pontua para o ranking baiano e tem patrocínio do Tivoli Praia do Forte Ecoresort e Billabong. O atleta que fechar o circuito em primeira posição entre os profissionais vai ganhar como prêmio extra um final de semana no Tivoli Ecoresort da Praia do Forte, com direito a acompanhante e a todas as mordomias de um dos ecoresorts mais bem conceituados do mundo.
A realização do circuito é da Federação Baiana de Surf (FBSurf), com supervisão da Associação de Surf da Praia do Forte (ASPF). O Tivoli Triple Crown terá a terceira e última etapa nos dias 9, 10 e 11 de março. Sempre na Praia da Catinguiba.
Bino na dianteira
Se as disputas na abertura do circuito pegaram fogo no final de janeiro, neste final de semana não será diferente. Na briga particular entre Ilhéus e a Praia do Forte, quem se deu melhor foi o experiente local Bino Lopes, de 35 anos. Campeão brasileiro de 2015, ele não tomou conhecimento dos ilheenses Bulhões e Galine e do conterrâneo Dylan na bateria decisiva.
Entre os amadores os também locais Gabriel Leal e Davi Lucca venceram as categorias local e sub-12 e sub-10, respectivamente. Os itacareenses Ryan Fadul e Rafael Bicalho levaram a melhor na sub-18 e na sub-14. Vito Gabriel e Maria Eduarda venceram a sub-16 e a feminino, enquanto o pequeno Gabriel Brito ficou com o troféu da sub-8.
Bino Lopes confessa que os fatores conhecimento das ondas e torcida dá um tempero a mais, porém destaca que não pode dá mole, pois compete com surfistas de alto nível técnico, que estão acostumados com pressão.
“Claro que há um estímulo a mais pela presença maciça dos amigos e familiares. Mas isso por se não ganha campeonato. Bateria se ganha dentro d’água, na disputa onda a onda”, acredita Lopes. “As disputas serão entre atletas de altíssimo nível e vai vencer quem estiver mais concentrado, inspirado e escolher as melhores ondas”, diz.
O Tivoli Triple Crown tem os patrocínios do Tivoli Ecoresort Praia do Forte e da Billabong e apoios da Prefeitura Municipal da Mata de São João, através da Secretaria de Turismo (Setur), do Projeto TAMAR e da CDL Praia do Forte.
Ranking baiano / Triple Crown 2023
Profissional
1) Bino Lopes
2) Fabrício Bulhões
3) Ayrton Dylan
4) Bruno Galini Ramos
Feminino
1) Maria Eduarda
2) Samira Vitória
3) Catarina Lorenzo
4) Laura Diamante
Sub-18
1) Ryan Fadul
2) Gabriel Guerreiro
3) Gabriel leal
4) Vítor Gabriel
Local
1) Gabriel Leal
2) Pedro Guerreiro
3) Gabriel Guerreiro
4) Juan Pablo
Sub-16
1) Vítor Gabriel
2) Isaac Lorente
3) Felipe Guerreiro
4) Bernardo Bicalho
Sub-14
1) Bernardo Bicalho
2) Davi Lucca
3) Yan Rodrigues
4) Guilherme Simões
Sub-12
1) Davi Lucca
2) Numa Lyori
3) João Jesus
4) Miguel Becker
Sub-10
1) Davi Lucca
2) João Jesus
3) Rafa Galeno
4) Rudá Nascimento
Sub-8
1) Gabriel Brito
2) Francisco Modesto
3) Maria Suella
4) Layla Sofia
Calendário:
Segunda Etapa: 9, 10 e 11 de fevereiro
Terceira Etapa: 9, 10 e 11 de março