27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Skatistas na pista - 04/12/2023, 13:28 - Clara Oliveira

Madre de Deus é palco da última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023

Evento terá sete categorias da modalidade Street; inscrições já estão abertas

Evento acontece nos dias 16 e 17
Evento acontece nos dias 16 e 17 |  Foto: Rodrigo Calzone

A cidade de Madre de Deus, localizada a 64km de Salvador, será palco para a última etapa do Circuito Baiano de Skate 2023. O evento que encerra o calendário do skate no estado acontece nos dias 16 e 17 de dezembro (sábado e domingo) na Pista de Skate, localizada na Alameda Cesar Borges e vai reunir aproximadamente 100 competidores em sete categorias da modalidade Street, que é olímpica e estará presente nas Olimpíadas de Paris em 2024.

Os atletas interessados em participar do evento podem realizar as inscrições até quinta-feira (14) através do link. É necessário realizar o cadastro, além do pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 50, 00.

Para o evento, haverá disputa de título em sete categorias, sendo três femininas (Mirim, Iniciante e Amador) e quatro masculinas (Mirim, Iniciante, Amador e Master).

“Anteriormente, foram realizados três eventos: Na modalidade street teve a 1ª etapa do circuito baiano em Feira de Santana, além da competição que aconteceu dentro da Virada Esportiva de Salvador, na Boca do Rio. Contemplando a modalidade Park, fizemos a Seletiva Nacional no bairro de Stella Maris. Portanto, o balanço é mais que positivo. Movimentamos a cena e apresentamos aos atletas competições de altíssimo nível. Para 2024, temos a certeza que o cenário será melhor ainda”, declara Ernesto Belote, Coordenador Geral do Circuito Baiano.

Em Madre de Deus estarão presentes os atletas que irão representar a Bahia no Campeonato Brasileiro de Skate Street 2023, que será realizado entre os dias 05 a 11 de dezembro em Santos (SP). Entre eles destacam-se o Jeferson “Mano Brown” (categoria amador), João Krauss (categoria iniciante) e Rafael “Taliska” (categoria master), que conseguiram suas vagas na Seletiva Nacional que foi realizada em Mossoró (RN). No mesmo dia que ocorrerá a última etapa do circuito baiano, vai ser também realizado o Campeonato Brasileiro de Skate Park, em Curitiba (PR), que terá a presença dos atletas baianos Osmar Nakad Júnior (categoria master), Letícia Borges (categoria iniciante), José Oliveira “Zezinho” e Wesley “Thug” (ambos na categoria amador), bem como acontecerá nas mesmas datas o Campeonato Brasileiro Street Sub12, que acontecerá em Belém (PA), sendo a Bahia representada pelo atleta Antôny Ferreira de Ilhéus e Campeonato Brasileiro Park Sub12, que vai acontecer em Joinville (SC), tendo o atleta Luca Rizzo como representante local.

“A Bahia é um verdadeiro celeiro de talentos dentro do skateboarding. Além desses atletas mencionados, temos como exemplo o João Krauss, campeão da 1ª etapa da modalidade street que foi realizada em Feira de Santana, que se classificou para o campeonato brasileiro de street e park, sendo que a competição de street ele irá participar, mas abriu mão de participar da competição do park, dando prioridade ao circuito baiano, por conta de ser seu último ano na categoria iniciante e ele tem grande chance de se consagrar campeão baiano da categoria este ano, fechando seu ciclo com chave de ouro, cabendo salientar que outros atletas abriram mão também de participar da competição nacional, dando prioridade ao circuito baiano”, pontua André Borges, Diretor de Competições da Federação Baiano de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB).

Inscrições para o evento já estão abertas
Inscrições para o evento já estão abertas | Foto: Rodrigo Calzone

Premiação

Por ser uma competição homologada pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB). Os atletas com as melhores classificações receberão troféus (1º ao 3º), medalhas (4º ao 8º) e materiais esportivos diversos (1º ao 5º).

Durante os dois dias de competição, eventos paralelos vão ocorrer, como intervenções artísticas envolvendo bastante cultura urbana. Durante as disputas, muita música vai rolar com participação do DJ Iano, que tem a prática do skate em seu cotidiano, animando os atletas e o público presente entre as apresentações.

O Circuito Baiano de Skate 2023 é realizado e homologado pela Federação de Skateboard do Estado da Bahia (FESEB) e produzido pela Empresa MTE Brasil (Marketing, Turismo e Entretenimento). O evento conta com apoio institucional do Estado da Bahia, através da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e Prefeitura de Madre de Deus.

CRONOGRAMA DO SÁBADO (16/12):

- 07h00 às 08h10 (Treinos Livres e Credenciamento);

- 08h20 às 09h00 (Eliminatórias Categoria Feminino Mirim);

- 09h10 às 09h50 (Eliminatórias Categoria Masculino Mirim);

- 10h00 às 10h40 (Eliminatórias Categoria Feminino Iniciante);

- 10h50 às 11h30 (Eliminatórias Categoria Feminino Amador);

- 11h40 às 12h30 (Eliminatórias Categoria Masculino Iniciante);

- 13h20 às 13h50 (Final Categoria Feminino Mirim);

- 14h00 às 14h30 (Final Categoria Masculino Mirim);

- 14h40 às 15h10 (Final Categoria Feminino Iniciante);

- 15h20 às 16h00 (Final Categoria Feminino Amador);

- 16h10 às 17h00 (Final Categoria Masculino Iniciante); e

- 17h10 (Premiação e Cerimônia de Encerramento).

CRONOGRAMA DO DOMINGO (17/12):

- 07h00 às 08h50 (Treinos Livres e Credenciamento);

- 09h20 às 10h30 (Eliminatórias Categoria Masculino Master);

- 10h40 às 12h30 (Eliminatórias Categoria Masculino Amador);

- 13h30 às 14h50 (Final Categoria Masculino Master); e

- 15h10 às 16h50 (Final Categoria Masculino Amador).

- 17h00 (Premiação e Cerimônia de Encerramento).

exclamção leia também