O Bahia retornou para o lugar de onde nunca deveria ter saído! O Esquadrão venceu o CRB neste domingo, 6, em Maceió, por 2 a 1, pela 38ª e última rodada da Série B, e confirmou o acesso para a Série A do Brasileirão. Apesar do sufoco até o final, o acesso tricolor é mais do que justo, uma vez que a equipe permaneceu t dentro do G-4 em todas as rodadas.
Precisando apenas de um empate para garantir a volta à Elite, o Bahia não quis dar margem para o azar e ganhou no campo encharcado do estádio Rei Pelé. A equipe termina o campeonato em terceiro lugar na tabela de classificação com 62 pontos.
Pela primeira vez o Bahia retorna para a Primeira Divisão na temporada seguinte após ser rebaixado. Agora, fica a expectativa de um 2023 almejando coisas grandes, uma vez que o clube está no processo para virar SAF do Grupo City e ter um investimento alto.
Na busca pelo resultado para não depender dos adversários, o Tricolor começou pressionando o CRB. Ricardo Goulart deixou Caio Vidal na cara do gol, mas o atacante finalizou em cima do goleiro Matheus Mega. Daniel depois perdeu outra boa chance dentro da área. Até que aos 25 saiu o gol Tricolor. Jacaré cobrou escanteio, Vitor Caetano afastou para fora da área, e Daniel pegou de primeira, de perna esquerda, para marcar um belo gol.
No segundo tempo, a chuva aumentou, o campo ficou pesado e água entrou no chopp tricolor. Após lançamento da defesa, Anselmo Ramon desviou e Emerson Negueba chutou rasteiro de fora da área. Mateus Claus falhou e o jogo ficou tudo igual em Maceió.
Depois, a partida ganhou mais um capítulo importante. Caio Vidal partiu em velocidade, iria ficar na cara do gol, mas foi parado com falta por Diego Ivo. O árbitro marcou falta e deu amarelo para o zagueiro. Mas, após revisão no VAR, aplicou vermelho para o atleta do Galo da Praia.
Com um a mais, o Bahia chegou ao gol do acesso. Aos 34, Jacaré foi atingido por Anselmo Ramon na área e o árbitro marcou pênalti. Na cobrança, Mugni bateu alto e confirmou a volta do clube para o grupo dos gigantes.