Há quase quatro meses, o Vitória tinha pela frente a Ponte Preta em seu reencontro com a torcida no Barradão. Era a primeira partida na Série B do Campeonato Brasileiro após um começo de ano desastroso, mas o triunfo por 3 a 0 significou também um ponto de virada do time não apenas em 2023, como no histórico das últimas temporadas. Foi a retomada da confiança e o começo de uma sequência de cinco triunfos, abrindo caminho para a campanha de líder no turno inicial da Segundona.
Com o fim do primeiro turno da competição, o Leão volta a enfrentar a Macaca, neste domingo (30), dessa vez no Moisés Lucarelli, em Campinas. O momento é, novamente, de começo de ciclo, porém, em uma situação mais favorável do que na primeira rodada. A equipe busca seguir na liderança do campeonato, contando com um elenco testado, forte e com novas peças chegando para a reta final da campanha para o acesso à Série A.
A Ponte Preta, diferentemente da primeira rodada, em abril, quando vinha de título do Paulista A2 e subido para a primeira divisão do estadual, atualmente briga na parte inferior da tabela da Série B. As duas equipes, em certo sentido, estão em momentos invertidos em relação ao primeiro confronto no ano. Com novo técnico, o experiente Pintado, a Macaca agora busca uma virada e dias melhores. Já o Vitória venceu as três partidas mais recentes. Das últimas cinco, garantiu quatro triunfos necessários para retornar à dianteira do campeonato.
Para o técnico Léo Condé, mesmo não vindo em boa fase, o time alvinegro será um adversário difícil. “A Ponte Preta não fez um bom primeiro turno, mas é uma equipe tradicional, que sempre realiza boas campanhas. E tem uma marca fazer campanhas de recuperação. Então a gente precisa ter muita atenção. Tem bons jogadores e agora chegando o Pintado, que é um treinador que conhece bem a divisão, a gente tem que ir focado, preparado, porque tende a ser um jogo complicado”, avaliou o treinador, em entrevista coletiva.
O comandante do Rubro-Negro lembra que os resultados positivos fora de casa fizeram muita diferença no primeiro turno e continuam sendo necessários. “Vamos encarar com a mesma seriedade, jogando tanto em casa quanto fora. É sempre complicado e difícil jogar na casa do adversário, mas nossa equipe sempre procurou fazer bons jogos, competitivos, e a gente conseguiu trazer bons resultados. Espero que agora não seja diferente”, disse.
O Leão terá a ausência de quatro titulares para pegar a Ponte. O atacante Osvaldo e o lateral Felipe Vieira sentiram incômodo na coxa na partida contra a Chapecoense e, ao longo da semana, o departamento médico do clube confirmou que ambos estão lesionados e vetados. Além deles, Camutanga recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Já Rodrigo Andrade voltou a sentir desconforto na panturrilha.
Retorno e reforço
Por outro lado, Condé terá à disposição o lateral-direito Zeca, que se recuperou de contusão. Capitão da equipe, deve retomar a posição, que vem sendo ocupada por Railan nos duelos mais recentes. O centroavante Iury Castilho, recém-contratado pelo Leão, já foi regularizado e poderá atuar. O técnico, no entanto, evitou tratar dos substitutos e considerou fazer mudanças na maneira de jogar da equipe, que vem entrando em campo em sistema com três zagueiros.
“É claro que existem as estratégias para cada partida. A partir do momento que você perde dois atletas, pode tentar criar um fato novo para surpreender o adversário. Estamos aproveitando os treinamentos, fazendo os testes para tentar mandar a campo a melhor equipe possível”, comentou Condé.
O técnico ressaltou que a equipe seguirá com o preparo jogo a jogo, evitando a ansiedade e qualquer precipitação. “É um novo ciclo que se inicia, a gente vai para a segunda metade da competição. Agora, como sempre falo, a gente sempre focar no próximo jogo, deixar o melhor possível dentro de campo. Cada jogo tem suas nuances, suas dificuldades, suas particularidades. E o Vitória tem que estar preparado para tudo isso. É importante retomar bem esse segundo turno e fazer o máximo de pontos”, completou.
FICHA TÉCNICA
Ponte Preta x Vitória - 20ª rodada da Série B do Brasileirão
Local: Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP);
Dia e hora: domingo (30), às 18h;
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF);
Assistentes: Sidmar dos Santos Meurer (PR) e Lehi Sousa Silva (DF).
Ponte Preta: Caíque França; Weverton, Edson, Fábio Sanches e Artur; Felipinho, Ramon Carvalho e Matheus Jesus; Tales, André e Igor Torres. Técnico: Pintado
Vitória: Lucas Arcanjo; Railan, Yan Souto, Wagner Leonardo e Marcelo; Dudu, Gegê e Matheusinho; Mateus Gonçalves, Wellington Nem e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé