Com pouca inspiração, mas com muita raça, o Vitória marcou duas vezes no finalzinho, fez o dever de casa contra o ABC vencendo por 2 a 0 e reassumiu a liderança da Série B do Brasileirão, na noite desta quarta-feira (2), no Barradão. Os gols que levaram o Leão ‘enraivado’ aos 41 pontos e ao topo da tabela foram marcados por Fabrício, contra, após cabeçada de Zé Hugo, e Giovanni Augusto. A partida também marcou a estreia do novo terceiro uniforme rubro-negro, que faz parte de uma campanha de incentivo à doação de órgãos.
Em campo, o Colossal começou o jogo com maior posse, porém em ritmo muito lento. Por isso, a bola ficava a maior parte do tempo com o trio de zaga e os atacantes eram pouco acionados. Já o Elefante, embora tivesse menos a bola, era mais direto e conseguia chegar com cruzamentos e chutes de média e longa distância.
A primeira boa chegada do Vitória só veio aos 21 minutos, com sua principal arma: a bola parada. Wellington Nem alçou falta da lateral da área na cabeça de Yan Souto, que testou para o chão e a bola passou raspando. Pelo restante da primeira etapa, o Leão melhorou a defesa e não permitiu mais chegadas do ABC, mas também seguiu errando muitos passes e não conseguiu chegar com perigo.
O segundo tempo começou como terminou o primeiro, o Leão tinha a bola, chegou a bater 66% de posse, mas não conseguia criar, enquanto o ABC ficava todo retrancado. Com o tempo, a equipe potiguar passou a se lançar mais ao ataque e, com isso, o Vitória passou a ter mais espaços, deixando o jogo lá e cá.
Mas, na reta final da partida, o Leão cresceu de vez no jogo e na base do abafa marcou um gol com Iury Castilho, de cabeça, aos 31 minutos. Porém, depois de revisão do VAR, o gol foi anulado por impedimento.
Na pressão, o Colossal só balançou as redes para valer mesmo aos 45. Após bela jogada coletiva, Railan cruzou na área, no segundo pau, Zé Hugo testou em direção ao gol e depois da bola rebater em dois zagueiros do ABC morreu no gol. Nos longos 13 minutos de acréscimos, o Leão ainda marcou o segundo gol com Giovanni Augusto acertando uma bomba da entrada na área e fechando a festa do líder da Série B do Campeonato Brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Vitória 2x0 ABC
Série B - 21ª rodada
Local: Barradão, em Salvador (BA)
Data: 02/08/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Assistentes: Michael Correira e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (ambos do RJ)
Quarto árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos (BA)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Cartões amarelos: Léo Gamalho, Mateus Gonçalves, Camutanga (Vitória) / Fabrício, Nathan Melo, Geovane (ABC)
Gols: Zé Hugo, Giovanni Augusto (Vitória)
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca (Railan), Yan Souto (Giovanni Augusto), Camutanga, Wagner Leonardo e Matheusinho; Dudu e Jhonny Lucas (Gegê); Mateus Gonçalves, Léo Gamalho (Iury Castilho) e Wellington Nem (Zé Hugo). Técnico: Léo Condé.
ABC: Simão; Alex Silva, Fabrício, Genílson e Romário; Jeam Martin (Maycon Douglas), Nathan Melo (Geovane) e Matheus Anjos; Fábio Lima (Anderson Cordeiro), Evandro (Renan Bressan) e Paulo Sérgio. Técnico: Allan Aal.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana