30º Salvador, Bahia
previsao diaria
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Tem que respeitar! - 13/08/2023, 11:10 - Daniel Farias - Atualizado em 13/08/2023, 11:21

Leão encara o Ceará no Barradão para fazer mais uma vítima nordestina

Com 100% de aproveitamento contra times da região, Rubro-Negro pega o Vozão buscando reaproximação da liderança

Jogadores do Leão posam para foto durante treino
Jogadores do Leão posam para foto durante treino |  Foto: Victor Ferreira / EC Vitória

A campanha do Vitória contra times nordestinos é de respeito. Em 22 rodadas disputadas na Série B, o time baiano encontrou os conterrâneos em seis ocasiões e venceu todas. O Leão entra em campo para mais um duelo regional enfrentando o Ceará, neste domingo (13), às 18h, no Barradão, pela 23ª rodada da competição, buscando se reaproximar do Sport e seguir na briga pela liderança.

Atualmente em terceiro, o Rubro-Negro tem visto os seus concorrentes diretos em boas sequências, conquistando posições, enquanto não consegue repetir, no returno, o desempenho do primeiro turno – em que venceu todas as cinco partidas iniciais, incluindo o Vozão.

Os cearenses, equipe com um dos maiores investimentos da Segundona, continuam como promessa no campeonato. Desde o início, figura como equipe de meio de tabela e ainda não conseguiu chegar no grupo de acesso. Nos dois jogos do Vitória com o Ceará em 2023, pelo Nordestão e Série B, o Rubro-Negro venceu os dois, ambos fora de casa. Segundo o técnico Léo Conde, mesmo nessa situação, o Vozão será um adversário competitivo.

O Ceará, antes da competição, era apontado como um dos grandes favoritos, pelo tempo que ficou na primeira divisão e pelo investimento. Não iniciou bem a competição, teve troca de dois treinadores, agora com a chegada do Guto (Ferreira), que é experiente e conhece bem a divisão também. Contrataram muitos jogadores”, disse o treinador, em entrevista coletiva pré-jogo na última sexta, repetindo o que vem falando sobre o campeonato.

“Não tem jogo fácil, além de ser um clássico nordestino. Temos respeito pelo adversário, mas vamos tentar impor nossa força aqui no Barradão, como fizemos em vários jogos”, falou o técnico.

Time reforçado

Para o jogo com o Alvinegro, Condé terá os retornos do lateral esquerdo Felipe Vieira, recuperado de lesão na coxa, e do centroavante Léo Gamalho, que estava suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo. Já o atacante Osvaldo e o volante Rodrigo Andrade ainda estão em processo de final de recuperação e transição e devem voltar apenas contra o Botafogo de Ribeirão Preto.

O treinador rubro-negro também terá à disposição o lateral esquerdo Edson Lucas, que estava no Retrô e jogou a Série B no ano passado pelo CSA. Com característica mais ofensiva, ele deve ficar no banco contra o Ceará.

Mudanças

Com oscilações nas atuações nos últimos jogos, o Vitória conquistou apenas 4 pontos dos 9 disputados e sofreu quatro gols. Nas primeiras cinco rodadas do primeiro turno, venceu todas, não sofreu gols e se firmou como o melhor ataque do campeonato.

Outros momentos ruins já aconteceram ao longo da Segundona e o técnico Léo Condé deve apostar no elenco novamente, com mudanças táticas e de peças na equipe, para deixar para trás a má fase.

O esquema com dois zagueiros deve voltar, com Camutanga e Wagner Leonardo. O beque Yan Souto provavelmente será improvisado na lateral direita, enquanto, do lado esquerdo, Matheusinho deixa a posição para o retorno de Felipe Vieira, que deve começar como titular. No meio, Giovanni Augusto deve voltar e Matheus Gonçalves, Iury Castilho e Léo Gamalho formarão o trio ofensivo do Leão. O volante Matheus Trindade pode pintar no time ao lado de Dudu.

Sobre as possíveis mudanças, o treinador fez uma avaliação geral, mas preferiu não confirmar a equipe que vai começar. ”São atletas com características diferentes. Estamos avaliando o Felipe. O Matheusinho é meia, mas foi muito bem de ala nos últimos jogos. Temos o Marcelo, mais defensivo, o Edson, que chegou agora. Mas vou deixar nosso adversário mais pensativo. Já tenho em mente a equipe definida”, completou.

FICHA
Vitória x Ceará - 23ª rodada da Série B do Brasileirão

Local: Estádio do Barradão, em Salvador (BA);
Quando: domingo (13), às 18h;
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa);
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Gustavo Mota Correia (Trio do Rio de Janeiro).

Escalação do Vitória: Lucas Arcanjo; Yan Souto (Giovanni Augusto), Camutanga e Wagner Leonardo; Zeca, Dudu, Gegê e Matheusinho; Wellington Nem, Léo Gamalho e Mateus Gonçalves. Técnico: Léo Condé.

Escalação do Ceará: Bruno Ferreira; Caíque, David Ricardo, Luiz Otávio e Paulo Victor; Breno, Willian Maranhão e Jean Carlos; Erick, Saulo e Guilherme Bissoli. Técnico: Guto Ferreira

exclamção leia também