27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Defesa pessoal - 16/01/2023, 10:22 - Silvânia Nascimento

Krav Maga, a arte na proteção à vida, tem 'bum' de alunos na Bahia

Técnica de defesa pessoal tem crescido cada vez mais no Estado

“Não há nada mais valioso do que a vida”. Provavelmente, em algum momento, você já deve ter lido ou escutado essa frase. Mas afinal, de que forma podemos nos prevenir e proteger dos inúmeros riscos que somos expostos durante o dia-a-dia? Talvez, de diferentes maneiras, mas dentre as mais eficazes, está o Krav Maga, única arte reconhecida mundialmente como de defesa pessoal que envolve técnicas de luta, torções, defesa contra armas de fogo, bastões, facas e golpes como socos, chutes, cotoveladas e joelhadas.

E esta semana, no dia 18 de janeiro, mais precisamente na quarta-feira, será comemorado o Dia Nacional do Krav Maga. A data foi escolhida em reconhecimento ao trabalho responsável de Grão Mestre Kobi Lichtenstein, que desembarcou neste dia na América Latina, em 1990, trazendo a arte de Israel ao continente.

A efetividade da arte no combate à violência é tanta, que a procura pelo Krav tem crescido cada vez mais, principalmente, na Bahia. Por meio dos seus métodos, a arte utiliza movimentos naturais do corpo, de maneira explosiva, com o propósito de atingir o alvo com o máximo de energia.

“Os movimentos do Krav buscam atingir pontos sensíveis e vitais do corpo do agressor, como olhos, nariz, garganta, região genital, e outros. Mas além da parte defensiva, trabalhamos também com a prevenção que está ligada a comportamentos de segurança”, detalha Roque Jorge, instrutor, faixa preta e um dos coordenadores do Krav Maga na Bahia.

Imagem ilustrativa da imagem Krav Maga, a arte na proteção à vida, tem 'bum' de alunos na Bahia
Foto: Arquivo Pessoal

Por isso, as técnicas do Krav são consideradas simples, rápidas e objetivas. A finalidade é uma só: não dar chance para o agressor e, consequentemente, preservar a sua vida e a de outras pessoas, vítimas da ação violenta. No Krav Maga, não há regras e nem competições, somente o objetivo de preparar os praticantes para voltarem para casa em segurança.

Entretanto, para que essas habilidades possam ser desenvolvidas corretamente, é preciso constantes treinos, que vão muito além de ensinamentos técnicos. “Orientamos nossos alunos a ficarem atentos a tudo que está à sua volta: onde estacionam o carro, por onde passam e, para aqueles que dirigem, aconselhamos a evitar curvas muito próximas aos muros, pois o risco de um surgir um agressor e apontar uma arma é maior”, completa o praticante da arte há 20 anos.

Benefícios físico e mental

Além de toda aptidão física, a arte proporciona e estimula muitos outros benefícios para quem a pratica. Este é o caso de Lázaro Ribeiro, faixa azul de Krav, que viu a sua vida mudar positivamente com a arte.

Aspas

Conheci o Krav Maga há oito anos quando andava pesquisando sobre defesa pessoal. Olhei alguns vídeos no YouTube e fiquei fascinado com a objetividade com que as defesas funcionam. Agendei uma aula experimental e, desde então, não o larguei mais.

Lázaro Ribeiro, faixa azul de Krav

“O Krav Maga mudou minha vida, a nível de autoestima, condicionamento físico e segurança nas minhas atividades laborais, pois por ser profissional da Segurança Pública do Estado, sinto-me mais preparado para agir melhor diante das situações em que se façam necessárias. Hoje sou monitor de Krav Maga com pretensões de tornar-se instrutor”, completou Lázaro.

Academias por toda a bahia

Na Bahia, quatro cidades possuem academias licenciadas pela Federação Sul Americana de Krav Maga para realizarem os treinos da arte de defesa pessoal. Em Salvador, é possível encontrá-las nos bairros de Brotas, Barra, Cidade Baixa, Costa Azul, Nazaré, Ondina, Paralela, Patamares, Piatã, Rio Vermelho e Stella Maris.

Além da capital, os municípios de Lauro de Freitas (Vilas do Atlântico), Feira de Santana (Ponto Central) e Vitória da Conquista (Recreio) também possuem academias autorizadas pela entidade.

A arte, que trabalha o comportamento como atenção, disciplina, autocontrole, seriedade, diferenciar o certo do errado, dentre outros, também pode ser praticada por crianças que tenham idades a partir de 10 anos.

exclamção leia também