Em virtude da Lavagem do Bonfim, celebrada nesta quinta-feira (16), o clube de canoagem Kaiaulu Va’a realiza mais uma edição da Remada do Bonfim - Aponta pra Fé e Rema. Homenagem a uma das maiores manifestações populares da Bahia, a atividade é aberta ao público com início às 6h, na Praia da Preguiça, Comércio.
Veja também:
Duro dorme! Denílson receberá 'grana gorda' como contratado da Globo
Vovô ta on! Osvaldo volta a ser relacionado pelo Vitória após 4 meses
Destinada preferencialmente a quem já teve experiência com a canoa havaiana, como alunos de treino e dos passeios do clube, a atividade tem um percurso de duas horas e meia, considerando ida e volta até o Bonfim, bairro da tradicional celebração.
Lorena Lago, gestora do Kaiaulu Va’a explica que a ação anual do clube, além de uma atividade física, é uma homenagem à Lavagem do Bonfim. “Todo ano fazemos a nossa tradicional Remada do Bonfim, que é aguardada por todos os alunos do clube e chama atenção para aqueles que querem conhecer o esporte. É uma homenagem que fazemos a uma manifestação religiosa e cultural importantíssima da Bahia. Então, a remada é a nossa maneira de participar da celebração, pelo mar”, comenta.
Além da religiosidade envolvida, por meio da atividade, o clube também tem por objetivo reforçar nos participantes a conscientização sobre os cuidados com a mente. Isso porque a Lavagem do Bonfim marca o ‘Janeiro Branco’, uma campanha nacional que visa conscientizar a população sobre a importância da saúde mental e emocional, fatores reforçados pelo clube na prática de canoagem havaiana.