28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Tá voando! - 14/11/2023, 06:30 - Pedro Carreiro*

Joia baiana é revelação do Campeonato Carioca A2 sub-20

Zé Felipe vem se destacando na equipe do Artsul, com gols e boas atuações

Aos 20 anos, Zé Felipe vem sendo destaque em solo carioca
Aos 20 anos, Zé Felipe vem sendo destaque em solo carioca |  Foto: Arquivo Pessoal

Na pequena cidade de Terra Nova, no interior da Bahia, um sonho começou a ganhar forma nos pés de um garoto determinado chamado José Felipe Brito. Hoje, aos 20 anos, ele é uma das promessas do futebol baiano e atualmente mostra todo seu talento defendendo as cores do Artsul, na Série A2 do Campeonato Carioca sub-20. No entanto, a trajetória até aqui foi repleta de desafios e superações que moldaram o jogador.

“Desde criança na escolinha já sonhava em ser um jogador profissional, mas não imaginava o quão difícil seria. No Jacuipense, time que iniciei, não tinha alojamento, então rodava 200 Km por dia. Pegava um carro do meu interior para Salvador e depois outro transporte para o CT”, detalhou o jovem ao MASSA!.

As coisas passaram a melhorar em 2020 quando ele passou a morar com seu agente, Leandro Barreto, em Lauro de Freitas e não tinha que fazer viagens tão longas para treinar. Ainda assim, outros obstáculos impediam que o jovem atleta deslanchasse. “Nunca consegui treinar por muito tempo, os clubes pequenos têm calendários menores e dão férias aos atletas da base, o que atrapalha na evolução. Mas meu maior desafio foi deixar as pessoas que amo, minha família, para atrás”, completou.

Porém o sonho de virar um jogador profissional é maior que tudo e fez com que Zé Felipe seguisse batalhando. Todo esforço valeu a pena em 2021, quando teve chances nas categorias de base do Atlético de Alagoinhas e no Atlético-GO. O momento mais especial para ele foi em 2022, quando defendeu o Ipojuca-PE. “Me tornei o artilheiro do Pernambucano sub-20 (11 gols em 7 jogos) e, em seguida, marquei meu primeiro gol como profissional na divisão de acesso do estadual. Foram momentos muito marcantes”, apontou.

Em 2023, o centroavante de velocidade, finalização e boa visão de jogo, está brilhando no futebol carioca defendendo o Artsul. No começo do ano, atuando pelos profissionais, no Carioca Série A2, fez 12 partidas e marcou duas vezes. Já no 2º semestre, jogador pelo sub-20, o jovem tem sido ‘o cara’ da equipe e, com 4 gols marcados, em 10 jogos, ajudou o time a terminar a primeira fase da competição com 100% de aproveitamento, chegando à grande final.

Quanto ao futuro, se inspirando na disciplina do seu grande ídolo, Cristiano Ronaldo, Zé Felipe tem metas bem definidas. “Meu grande objetivo é me tornar um atleta de alto desempenho e poder ajudar a minha família”, projetou o jovem sonhador.

Jovem tem projeto de carreira ousado, segundo empresário
Jovem tem projeto de carreira ousado, segundo empresário | Foto: Arquivo Pessoal

Projeto de carreira

O empresário de Zé Felipe, Leandro Barreto, revelou o motivo pelo qual levou o jovem atleta a assinar com o Artsul. “O momento agora é de fazer o Zé Felipe ganhar minutagem, estar atuando profissionalmente e ganhando mais experiência para em breve figurar em grandes clubes do futebol brasileiro”, projetou.

Quanto ao interesse de outros clubes, o agente conta que alguns times estão observando Zé Felipe e que novidades podem surgir nos próximos meses. “A multa do Zé Felipe é alta, 15 milhões de euros (R$ 80 milhões), por ser a maior aposta do clube hoje. O Artsul é o detentor de 60% dos direitos econômicos do atleta. Ultimamente venderam o Eguinaldo ao Vasco e o atleta já está na Europa. Estamos trabalhando em conjunto para alavancar a carreira dessa joia baiana”, explicou o agente.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também