26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Copa do Qatar - 17/11/2022, 06:30 - Silvânia Nascimento - Atualizado em 17/11/2022, 08:51

Jogos do Brasil terão shows do Olodum no Pelô e comerciantes agradecem

Em dia de jogo da Seleção Brasileira, o Centro Histórico terá telões para transmissão; Comerciantes da região comemoram melhora nas vendas

Olodum fará shows em dia de jogo do Brasil
Olodum fará shows em dia de jogo do Brasil |  Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A Tarde

Se tem uma coisa que não vai faltar em Salvador durante os jogos do Brasil pela Copa do Mundo 2022 é diversão. A tradicional concentração para as partidas da Seleção Brasileira realizada pelo Olodum, carinhosamente conhecido como amuleto da sorte do Canarinho, se repetirá este ano.

O time do Olodum já está preparado para entrar em campo, no Largo do Pelourinho, e a torcida soteropolitana foi convocada para marcar presença na festa 'Torcida-Brasil-Olodum-Brahma', no Centro Histórico de Salvador.

O primeiro encontro já tem data marcada: dia 24 de novembro. Antes mesmo de a bola rolar entre Brasil e Sérvia, a galera vai poder se juntar na concentração com direito a música e a gelada. A festa será mais uma edição que marca a relação entre Olodum e Copa do Mundo, existente desde a competição de 1990 - ano em que o Brasil foi eliminado pela Argentina. De lá para cá, a banda baiana tornou-se tradicionalmente conhecida como a primeira torcida organizada da Seleção Brasileira.

Imagem ilustrativa da imagem Jogos do Brasil terão shows do Olodum no Pelô e comerciantes agradecem
Foto: Rafaela Araújo/ Ag. A Tarde

Por meio de um telão montado no Centro Histórico, as pessoas que decidirem comparecer, assistirão ao jogo, com a vibração dos percussionistas e cantores do Olodum que embalam os principais lances da partida.

Quem já viveu a experiência de alguma Copa, com certeza deve ter lembranças do narrador Galvão Bueno, nos intervalos das partidas, dizer ‘eu quero ouvir o Olodum". É isso. A Bahia, mais precisamente Salvador, é referência em concentrar um público caloroso, com muita energia e positividade nos jogos da Copa. Faça chuva ou faça sol, a galera cola mesmo.

As batidas instrumentais do Olodum são de arrepiar qualquer pessoa e, conforme explicado pelo grupo, a ideia é essa: passar toda vibração para o elenco de forma que os jogadores se sintam em casa e acolhidos pelo calor do povo soteropolitano.

Para o presidente da banda, João Jorge, o grupo é, de fato, o amuleto do Canarinho. “Essa é a 9ª vez que participamos dando energia, tocando e gritando. Estivemos duas vezes em aberturas da Copa, na Alemanha e no Brasil, e já fizemos música para a seleção. E nessa trajetória temos sido uma espécie de pé quente, já que, dessas nove vezes, fomos campeões em 1994 e 2002, e vice 1998. Nós estamos acreditando que o Brasil vai trazer o hexa, digo isso pela formação do time e pelo desempenho dos jogos anteriores. Vamos conseguir”, apostou Jorge.

Comércio aquecido

Mas todos esses preparativos para Copa vão além da diversão. A chegada do mundial reflete, principalmente, de forma positiva para a melhoria da economia local que, após dois anos de pandemia, vai conseguir ter mais uma oportunidade de correr atrás do prejuízo causado pela crise da Covid-19.

As lojas do Pelourinho já estão em clima de Copa. As roupas, acessórios e outros itens nas cores verde, amarelo e azul despertam a atenção de turistas e baianos que passam pelo local. Comprar um item com as cores do Brasil é uma maneira de entrar nesse clima único - que só acontece a cada quatro anos – e também de gerar lucro para a galera que está na correria vendendo.

E é nesse momento que os comerciários do Centro Histórico aproveitam para redobrar as vendas e tentar sair do vermelho. Esse é, sem dúvidas, um dos momentos mais esperados pelos pequenos, médios e grandes empreendedores que variam desde o vendedor de chinelos no calçadão, até as lojas, bares e restaurantes mais sofisticados.

O comerciante Fábio Lemos, 42 anos, dono de uma loja de roupas e acessórios no Pelourinho há 15 anos, conta que, apesar de ainda não ter começado, o mundial já tem proporcionado melhorias nas vendas.

“Quando junta música e futebol, o Pelourinho vira uma festa e atrai muita gente. Então, a procura por mercadorias aumenta. As pessoas vêm em busca de produtos da Seleção e do Olodum, mas quando entram na loja descobrem os artesanatos e acabam levando também”, pontuou Fábio.

Gelada na promoção

Durante o Mundial, mais de 300 bares da Bahia estarão com descontos nas cervejas da marca Brahma (patrocinadora da Seleção Brasileira de futebol), em bares credenciados. De acordo com a cervejaria, quanto mais o Brasil avança na Copa, mais, o consumidor ganha.

Para participar da promoção é necessário ter acima de 18 anos, entrar no site da Brahma e realizar o cadastro para a emissão de um cupom digital.

exclamção leia também