
A principal liga do futebol europeu, a Premier League, segue soberana entre as ligas representadas por atletas convocados para a seleção brasileira. Pela terceira vez consecutiva na Copa do Mundo, o Campeonato Inglês emplacou o maior número de jogadores possíveis. Na lista divulgada, nesta segunda-feira, 7, por Tite, 12 nomes atuam em clubes da terra da rainha.
São eles: Casemiro, Fred e Antony (Manchester United); Alisson e Fabinho (Liverpool); Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli (Arsenal); Thiago Silva (Chelsea), Ederson (Manchester City), Richarlison (Tottenham), Lucas Paquetá (West Ham) e Bruno Guimarães (Newcastle).
Em comparação às duas competições mais recentes, em 2014 e em 2018, a Premier League dobra o número de atletas da liga. Contudo, o detalhe é que a quantidade de convocados possibilitados aumentou neste ano, saindo de 23 para 26.
Posteriormente, a lista com mais atletas é a Espanha, com cinco representantes. Éder Militão, Vini Jr e Rodrygo, representam o Real Madrid, Raphinha, o Barcelona, e Alex Telles, o Sevilla.
Já a Itália e o Brasil possuem três cada, com a França somando dois, e o México um. De forma inédita, a Liga Mexicana, com Daniel Alves, aparece no quadro de atletas brasileiros convocados para um Mundial.
Outro dado interessante é que, com Weverton, do Palmeiras, e Éverton Ribeiro e Pedro, do Flamengo, o número do futebol brasileiro é igual ao da Copa da Rússia, além dos de 2006 e de 2010.
Estreia da Seleção
Na Copa deste ano, o Brasil estreia no dia 24 de novembro (uma quinta-feira), diante da Sérvia, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Lusail. Além dessas duas equipes, o grupo G tem Sérvia, Suíça e Camarões.