A brasileira Kamilla Cardoso, de 22 anos, está seguindo os passos de grandes jogadoras como Hortência e Magic Paula e está próxima de alcançar a maior liga de basquete do mundo, a WNBA. A pivô do South Carolina Gamecocks foi o destaque para o título da equipe na NCAA, a maior competição universitária de basquetebol.
O troféu veio após uma vitória por 87 a 75 contra o Iowa Hawkeyes, da estrela Caitin Clark, com 15 pontos, três tocos e 17 rebotes da brasileira, mesmo com o joelho lesionado, o que rendeu elogios até do Hall da Fama Magic Johnson.
"Kamilla Cardoso dominou todo o torneio, e esta foi sua melhor sequência terminando com 15 pontos, 17 rebotes e três bloqueios na vitória de hoje", escreveu no X (antigo Twitter) o lendário ex-jogador do Lakers.
Elogios não são para menos. A brasileira foi dona de incríveis médias de 14,1 pontos por jogo, 9,4 rebotes, 2,5 tocos e ainda um aproveitamento nos arremessos de 59%.
Com isso, Kamilla, que agora é bicampeã do torneio, vai se inscrever para o draft da WNBA e não deve ter seu desempenho despercebido. A pivô é cotada para ser selecionada no top 5, assim como a brasileira Sthepanie Soares, que atua no Dallas Wings e foi escolhida em 2023.