
O jogador argelino do Nice, Youcef Atal, foi julgado e condenado nesta quarta-feira (3) a oito meses de prisão e uma multa no valor de 45 mil euros (cerca de 240 mil reais) pelos tribunais da França, devido às incitações ao ódio religioso no contexto do conflito armado entre Israel e o Hamas. Ele compartilhou em seu Instagram um vídeo de um pregador muçulmano chamado Mahmoud Al Hasanat, no qual pede a Deus que envie "um dia negro aos judeus". Esse vídeo foi apagado logo após as polêmicas.
Atal tentou reverter o caso alegando que queria enviar uma mensagem de paz e que não teria assistido ao post por completo, algo que foi prontamente negado pela justiça, já que a filmagem em questão continha apenas 37 segundos. O atleta, inclusive, irá defender a seleção da Argélia na Copa Africana de Nações, pois, ao contrário da França, em seu país natal, ele é um jogador bastante prestigiado.
No entanto, seu futuro no Nice ainda é incerto, pois foi afastado do clube após esses casos. Ele ainda chegou a receber propostas de equipes da Turquia e até da Premier League.
