Uma partida da Copinha 2024 enfrentou uma tentativa de manipulação de resultados, conforme divulgado nesta quarta-feira (10). Um apostador ofereceu 10 mil reais a um goleiro do Nacional-SP para que sofresse pelo menos dois gols no primeiro tempo do confronto contra o Avaí, válido pela última rodada da primeira fase da Copa SP.
O jogador, que optou por manter sua identidade em sigilo, recusou a oferta e denunciou o caso à Federação Paulista de Futebol (FPF). A entidade, que já identificou o autor da tentativa de manipulação como Jiuliando José da Silva Bezerra, emitiu uma nota informando sobre o ocorrido.
"A Federação Paulista de Futebol informa que tomou conhecimento de uma suposta tentativa de manipulação de resultado antes da partida Nacional-SP x Avaí-SC, pela Copa São Paulo de Futebol Jr., realizada na terça-feira (9). Imediatamente, acionou a Polícia Civil e a Stats Perform, empresa parceira responsável pelo monitoramento de casas de apostas em todo o mundo. A denúncia recebida e a ação preventiva da FPF impediram a concretização da suposta tentativa de manipulação. A FPF tem combatido a manipulação de jogos nesta Copinha com palestras preventivas para atletas, membros de comissões técnicas e diretores, seguindo orientações e diretrizes desde 2015, através do Comitê de Integridade, monitoramento em tempo real e cooperação com a SIGA (Sport Integrity Global Alliance) desde 2020, principal organização de integridade no esporte".
A partida em questão aconteceu normalmente em campo, sem indícios de transgressão, e foi encerrada com a vitória do Avaí por 1 a 0.
Leia mais:
Leãozinho sofre e empata, mas avança ao 'segundo round' da Copinha
Atlético de Alagoinhas anuncia mais reforços para temporada 2024