Um caso de racismo causou uma punição no Novo Basquete Brasil (NBB). O argentino Nicolás Copello, do Minas, foi suspenso por 10 jogos, o maior gancho possível, e também multado em R$ 8 mil por ofensas contra Buiú, do Cerrado.
Copello foi punido Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Liga Nacional de Basquete (LNB) por “praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça”. Buiú afirma ter sido chamado de "negro de merda" pelo armador argentino.
Os insultos racistas teriam ocorrido na reta final da derrota do Minas para o Cerrado Basquete, pouco antes de uma cobrança de falta com lances livres. O armador brasileiro pediu que o árbitro interrompesse o jogo e depois prestou queixa na 2ª Delegacia de Polícia Civil, em Belo Horizonte.
O Minas, time de Nicolás Copello e mandante da partida contra o Cerrado, ainda foi multado em mil reais por “deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento de regulamento de competição”. Ambas as decisões ainda cabem recurso.