26º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Altos Saltos - 17/04/2023, 12:17 - Wiliam Falcão*

Jet Ski: Manobras radicais levam piloto baiano ao topo mundial

Bruno Jacob supera dificuldades no início da carreira pra chegar ao top mundial em modalidade

Ser referência mundial e nacional em qualquer esporte que não seja o futebol no Brasil é uma grande missão para qualquer atleta de alto nível. O baiano Bruno Jacob conseguiu esse feito ao se tornar um dos grandes nomes do Jet Ski. Multipremiado pelo território brasileiro, ele também possui um currículo cheio de conquistas como o título de Campeão Mundial de Freeride, o recorde mundial de maior salto de Jet Ski (27,6 metros) e os títulos de Campeão Brasileiro de Freeride e King of Freeride.

“Minha família sempre foi adepta aos esportes e incentivadora. Sempre pratiquei diversas modalidades e competia desde criança inclusive em esportes a motor junto com meu irmão. Meu pai foi um dos pioneiros aqui na Bahia no Jet e sempre íamos praticar desde que eu tinha 8 anos de idade. Ele também era um incentivador do esporte e organizava junto com outras pessoas vários eventos e campeonatos. Os primeiros campeonatos surgiram e ele estava envolvido desde 1999. Desde então foram muitos eventos e eu cresci nesse meio. Com 14 anos, iniciei nas competições com Jet emprestado. Fui me destacando no cenário estadual e então ganhei um Jet usado do meu pai pra continuar mais forte nos treinos. Com apenas 16 anos já me tornava campeão brasileiro na categoria freestyle dos iniciantes. Sempre gostei das manobras. Daí em diante não parei mais”, detalhou o piloto baiano em entrevista ao MASSA!, sobre seu início no esporte.

Apesar da rápida ascensão na juventude, Jacob passou por momentos difíceis ao longo da carreira e pensou até em interromper o sonho, mas a vontade de vencer era muito maior. “Muitíssimas dificuldades, pensei em desistir muitas vezes. Acredito que até hoje o amor ao esporte foi o que me manteve e que me fez chegar hoje aonde quase ninguém imaginava. Até eu achava que era muito improvável. Meu pai investiu durante quase 10 anos até eu me destacar mundialmente e conseguir meu primeiro patrocínio. Aí então, desde 2011 até agora graças a todos os patrocinadores e parceiros consigo representar o Brasil e a Bahia mundo afora. Estou há 13 anos entre o Top 5 do mundo”, afirmou.

Nas primeiras competições, ele precisou se desdobrar para ser mecânico, além de dar show pelas águas. “Tive que aprender mecânica para montar o Jet quando só conseguia viajar sozinho, tinha que pegar carona com outros atletas para os lugares, fazer funções de várias pessoas ao mesmo tempo, não somente pilotar. Somente em 2016 que comecei a ter mais estrutura, aí os resultados foram melhorando cada vez mais”, explicou Bruno.

Brasileiro está entre os cinco melhores da sua categoria no Jet Ski há 13 anos fazendo história
Brasileiro está entre os cinco melhores da sua categoria no Jet Ski há 13 anos fazendo história | Foto: Lucciano Cruz / Divulgação

Circuito mundial da IFWA é o objetivo

O desejo de continuar fazendo história não para. Bruno revelou ao MASSA! que deseja conquistar em breve o seu grande objetivo para cada vez mais valorizar o esporte que, segundo ele, não tem a visibilidade que merece. “Hoje meu maior sonho e é onde estou focado na missão de popularizar cada vez mais o esporte ajudando pessoas a praticar. Meu maior objetivo é o título do circuito mundial profissional da IFWA. Me intitulam como o atleta da categoria que mais teve títulos em diferentes continentes e eventos pelo mundo”, pontuou.

Ele garantiu que está vivendo a melhor fase como profissional e com muita determinação vai buscar o primeiro lugar do Mundial, que será realizado na Austrália. “Nunca estive numa fase melhor. Sigo muito firme e investindo muito na minha preparação para esse próximo campeonato. Inclusive com manobras novas e apresentações mais arrojadas. A ideia é impressionar os jurados de uma forma nunca feita antes”, projetou o piloto para a próxima disputa.

Projeto leva o esporte a litoral

Depois de quase 10 anos planejando percorrer o litoral baiano, Bruno Jacob colocou a ideia em prática em março deste ano e celebrou o sucesso do evento que fez a alegria da galera ao conhecer as belas praias da Bahia. “Foi um sonho realizado. Na real percorremos mais de 1100 km. Foram quase 10 anos com essa intenção desde que fiz 1000 km no Nordeste. A Bahia sem dúvida possui a melhor Costa e mais linda do mundo. E olha que viajo o mundo há 15 anos. Levar o esporte para muitas regiões que não conheciam e ser recebidos como fomos, realmente foi muito gratificante”, vibrou o atleta.

Por fim, ele aproveitou para parabenizar o trabalho de todas as pessoas que o ajudaram no evento e prometeu que novas experiências estão por vir. “Toda a equipe está de parabéns, pois trabalhou na mesma sintonia, muito unida. O resultado foi melhor que esperávamos e vêm aí mais desafios e coisa boa pela frente. Foi surreal, experiência indescritível. Por tudo. Turismo, esporte, vibe, calor humano, público, criançada. O documentário vem aí”, revelou Jacob ao MASSA!.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também