Com uma equipe bastante modificada pelo técnico Renato Paiva, o Bahia perdeu, na noite desta quarta-feira (25), para o Jacobinense por 1 a 0, na Arena Cajueiro, em Feira de Santana, pela quarta rodada do Campeonato Baiano. O gol do Azulão do Sertão foi marcado por Júnior Bahia, em cobrança de pênalti.
O Tricolor desperdiçou a oportunidade de assumir a liderança isolada da competição e também os 100% de aproveitamento no Estadual. Enquanto isso, a equipe de Jacobina pulou para a quinta posição na tabela de classificação. Vale lembrar que a partida foi realizada com portões fechados por causa de uma punição imposta ao time do interior.
Sentindo a falta de ritmo de jogo, o Esquadrão iniciou a partida encontrando dificuldades no setor ofensivo e deixando algumas brechas para o ataque do Jacobinense na linha de defesa. O Bahia não conseguiu repetir a pressão inicial que tem virado marca da equipe do mister Renato Paiva e deixou o adversário confortável para oferecer perigo à meta do goleiro Marcos Felipe.
A primeira chance de perigo do duelo foi do Azulão do Sertão aos nove minutos com o meio-campo Miqueias, que recebeu o passe nas costas do zagueiro David Duarte, invadiu a grande área e chutou para fora com perigo. Três minutos depois, o Jacobinense chegou novamente e, desta vez, assustou ainda mais. Novamente Miqueias fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para o atacante Kel Baiano, que finalizou de letra e obrigou o paredão Marcos Felipe a fazer grande defesa antes de a bola resvalar no travessão.
Após os sustos, o Bahia respondeu com o atacante Caio Vidal aos 18 minutos. O camisa 20 do Tricolor recebeu a bola na medida na grande área e chutou forte, mas desviou no zagueiro da equipe de Jacobina. O Esquadrão ainda voltou a assustar o adversário com um chute de Everaldo para fora.
Já a segunda etapa começou sem muita emoção, pois as duas equipes encontraram dificuldades para trocar passes e furar o sistema defensivo adversário. Logo no início, aos quatro minutos, Ryan subiu em velocidade para o ataque, cruzou na área e o argentino Mugni cabeceou sem perigo.
O tempo foi passando e o Bahia não conseguia criar boas jogadas ofensivas. Preocupado com o desempenho do time, Renato Paiva resolveu mexer no Tricolor e colocou em campo o lateral Chávez e os atacantes Biel e Kayky para buscar o triunfo, mas viu o adversário crescer na partida.
Aos 25 minutos, em rápido contra-ataque do Azulão do Sertão, Miqueias tentou o chute, mas a bola desviou no braço de Chávez e o juiz marcou pênalti. Júnior Bahia cobrou com categoria, sem chances para Marcos Felipe e fez o gol que decretou a vitória do Jacobinense. O Bahia ainda buscou o empate em duas cabeçadas do atacante Everaldo, que levou perigo ao goleiro Giovani nos minutos finais da partida, mas de nada adiantou.
Na próxima rodada do Estadual, o Esquadrão enfrenta o Vitória neste domingo (29), às 16h, na Fonte Nova, e o Jacobinense recebe o Atlético de Alagoinhas no mesmo dia, às 18h30, na Arena Cajueiro.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana