Depois de 499 Ba-Vis, os torcedores acompanham seus times de forma totalmente diferente, mais diversa e democrática. Os influenciadores digitais dos clubes marcam essa mudança, principalmente a partir da década de 2010.
Do lado tricolor, o canal Sou Mais Bahia é um dos mais relevantes na cobertura do Esquadrão na internet. São quase 200 mil inscritos no Youtube e 150 mil seguidores no Instagram. Matheus Barbaço, criador do canal, tem mais de 70 mil seguidores em seu perfil e diversas memórias. A mais marcante é a final do Baianão de 2012, quando o Bahia foi campeão e quebrou jejum de 10 anos. “A minha geração estava amargurada e achava, pelo enredo, que tudo daria errado de novo. Mas como é típico de Ba-Vis decisivos, apareceu um herói improvável: Diones”, detalhou o torcedor do Bahia.
Já do lado do Vitória, Alex Bittencourt, do Canal do Leão, também é uma das vozes mais importantes da torcida na internet: são 26 mil inscritos no Youtube e 60 mil seguidores no Instagram. Para ele, o clássico mais emblemático foi o 7 a 3 na Fonte Nova, na final do Baianão 2013. “Marcou toda uma geração da torcida do Vitória e traumatizou a do Bahia. Mal dava tempo de terminar a comemoração de um gol e o Vitória já estava brocando outro”, descreveu o rubro-negro.
Palpites e provocações
O favoritismo para o Ba-Vi 500 amanhã, na Fonte Nova, não terminou em consenso entre os influencers. Para o tricolor, o fator casa vai pesar. “Pelo elenco que tem, melhor do que 2024, e pela força da Fonte, acredito que o Bahia seja favorito. Mas como sou comedido, aposto em 1 a 0 pro Bahia”, palpitou Barbaço.
Já o rubro-negro, por outro lado, foi menos comedido. “Falo despido de qualquer clubismo: o Vitória é, foi e sempre será o favorito para o Ba-Vi. Todo resultado que não seja vitória do Vitória é zebra. Dos últimos 14 clássicos em finais de Baiano, foram 11 títulos pro Vitória. Paternidade que chama?”, provocou Alex.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana