As etapas de natação em águas abertas da IV Copa Bahia Internacional, o Circuito Sul-Americano de Clubes e Seleções, o Campeonato Brasileiro Interclubes, a Copa Brasil de Águas Abertas e a final do Campeonato Baiano de Águas Abertas, acontece na praia de Inema, nesta sexta-feira (6) até domingo (8), a partir das 6h, na Base Naval de Aratu.
Leia Mais:
Saiba quanto Alerrandro pode ganhar se for artilheiro do Brasileirão
Super Mundial de Clubes: brasileiros conhecem grupos e rivais
Pai de atacante com passagem pelo Vitória morre em acidente de moto
As competições, realizadas pela Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), terão mais de 1.500 atletas brasileiros e de diversos países, como Chile, Equador e Paraguai. Nos três primeiros dias, serão promovidas as provas de 1,5km; 2,5km; 5km e 10km, revezamento 4x1500m misto e provas de 250m e 500m destinadas aos jovens talentos.
A 9ª etapa do Campeonato Baiano em Águas terá a participação de cerca de 600 atletas que irão competir em cinco provas. Na prova principal, de 4km, os atletas pontuam para participar da Travessia Itaparica-Salvador, marcada para ocorrer nos dias 21 e 22 de dezembro, e tem como padrinho o cantor Durval Lellys.
A competição também reúne provas para todas as categorias, de iniciantes aos atletas experientes. Sendo elas, as provas mirim e petiz, de 150 metros; a partir dos 13 anos, de 300 metros; e as rápidas, com extensões de 1.250 e 800 metros.
Entre os atletas de alto nível confirmados na competição estão Lizian Simões Sobral, de 17 anos, que conquistou o título mundial na categoria Júnior Feminino da Copa do Mundo de Águas Abertas, e Celine Bispo e Arthur Pazos Brito, vencedores da prova de 4 km na última etapa do Campeonato Baiano.
Durante o evento serão realizadas as provas do Troféu Marcelinha Cunha, do Circuito Nacional de Águas Abertas ABMN, do Campeonato Baiano de Águas Abertas e do Troféu Dia do Marinheiro.
O presidente da FBDA, Marco Antônio Lemos, destacou a importância das finais no Inema. "A realização das finais de águas abertas em Inema, consolida a Bahia como um polo de excelência nos esportes aquáticos, além de promover o intercâmbio entre atletas de diferentes nações e elevar o nível técnico das competições", afirma o presidente.
O evento conta com o apoio da Marinha do Brasil, que oferece suporte institucional e logístico, e da Saltur e o Governo do Estado da Bahia, por meio da Sudesb e a Intermarítima, uma das patrocinadoras principais da competição.