Até o torcedor mais otimista do Vitória sabia que vencer o poderoso Palmeiras, em pleno Allianz Parque, em São Paulo, seria complicado. Mas o que parecia uma "missão impossível", aconteceu na noite deste sábado (27). Com gols de Osvaldo e Matheuzinho, o Leão bateu Porco por 2 a 0, em duelo pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro - a primeira do returno.
Com o resultado, o Rubro-Negro chegou aos 18 pontos, ultrapassando o Cuiabá e indo para a 16ª posição, e vai dormir fora da zona de rebaixamento. Contudo, a equipe pode perder posições no complemento da rodada.
O Vitória terá a semana cheia para trabalho e volta a campo no próximo sábado (3), às 16h, contra o Cuiabá, no Barradão.
Primeiro tempo morno
Para a partida, o técnico Thiago Carpini promoveu duas mudanças no Rubro-Negro: Recém-contratado, o zagueiro Neris formou dupla com Wagner Leonardo. Na frente, Janderson entrou no lugar de Alerrandro.
Com o Palmeiras recheado de reservas, e com o Vitória bem postado atrás, o primeiro tempo foi de poucas emoções.
O time do técnico Abel Ferreira até comandou as ações, não ameaçou tanto o Vitória. As principais chances foram em cruzamentos e em chutes de fora da área, principalmente um de Richard Ríos, que levou perigo à meta goleiro Lucas Arcanjo.
O Leão, quando chegou, também foi da mesma forma. A melhor tentativa foi um chute de cobertura de Willian Oliveira, que passou por cima.
Show do Leão
Com mais coragem e efetividade, o Vitória voltou com tudo do intervalo e contou com brilho de Osvaldo.
Logo aos dois minutos, o camisa 11 foi acionado por Matheuzinho e deu lindo passe de calcanhar para deixar o lateral Lucas Esteves na cara do gol. Na finalização, o lateral não pegou bem na bola e mandou à esquerda do gol.
Aí, Osvaldo, que não marcava um gol desde março, teve que ensinar como faz. Ele foi acionado por Willian Oliveira na ponta esquerda, cortou para o meio e, com categoria, finalizou no canto esquerdo de Marcelo Lomba para abrir o placar.
Vendo que o Vitória estava barril na partida, o técnico Abel Ferreira meteu a sua 'cavalaria' em campo. Mas Dudu, Felipe Anderson e outras estrelas que entraram, não foram capazes de ameaçar tanto o Rubro-Negro, que se defendeu bem. E quem brocou mesmo foi Leão.
Aos 37 minutos, quando o Palmeiras tentava pressionar, o Vitória saiu em velocidade no contra-ataque, Alerrando viu a ultrapassagem de Matheuzinho, que invadiu a área e tocou na saída de Marcelo Lomba para fazer o segundo do time baiano.
No fim, o jovem José Breno foi expulso após dura entrada em Flaco López. O Palmeiras tentou crescer, mas o máximo que conseguiu até o apito final foi acertar a trave em chute de Felipe Anderson. Mas estava evidente: a noite foi rubro-negra.