Duas Copa Libertadores da América, uma Sul-Americana e contando… O torcedor do River Plate recebeu uma notícia ruim na tarde desta quinta-feira, 13. Isso porque o técnico Marcelo Gallardo anunciou o seu desligamento do clube argentino a partir de janeiro. Ele está no comando da equipe há oito temporadas.
“Comunico que é o final do contrato, já não sigo mais no clube. É uma das decisões mais difíceis e sentidas da minha vida. É um momento muito delicado para me expressar. Darei uma breve pausa. Estou aqui para agradecer as pessoas que confiaram em mim”, comentou o treinador com ar de emoção.
Até então, o evento, agendado para esta quinta, havia sido marcado com a previsão de uma entrevista coletiva habitual de Gallardo. Mas os relatos foram apresentados de forma surpreendente, os quais não chegaram nem a cinco minutos.
“Tudo tem um final. É o momento de encerrar um ciclo lindo, muito valioso. Agradeço por último à torcida, por cada pequena homenagem que me fez ao entrar em campo, por todos esses anos", enfatizou o comandante.
Marca no futebol argentino
Aos 46 anos, o treinador conquistou o posto de ser o primeiro, em 63 anos do futebol da Argentina, a ficar em uma mesma agremiação por oito anos.
Durante esta passagem, ele é o comandante mais vitorioso da história dos Milionários. Além das taças da Libertadores e da Sul-Americana, Gallardo tem no currículo um Campeonato Argentino e três Copas da Argentina.
Atualmente, o River figura na 2ª colocação na segunda fase da competição nacional, com 44 pontos, quatro abaixo do líder Boca Juniors, que tem um confronto a mais.
Veja a lista dos 14 títulos faturados pelo treinador:
Libertadores - 2015 e 2018
Copa Sul-Americana - 2014
Recopa Sul-Americana - 2015, 2016 e 2019
Campeonato Argentino - 2021
Troféu dos Campeões - 2021
Copa Argentina - 2016, 2017 e 2019
Supercopa Argentina - 2018 e 2021
Copa Suruga Bank - 2015