Holanda e Estados Unidos confirmaram o favoritismo no Grupo E, nesta madrugada de terça-feira (1º), e são as mais novas seleções classificadas para as oitavas de final da Copa do Mundo de Futebol Feminino.
A equipe europeia, atual vice-campeã do mundo, massacrou o Vietnã com uma sonora goleada de 7 a 0, em duelo realizado no Forsyth Barr Stadium, na cidade de Dunedin, Nova Zelândia.
Aos sete minutos, Martens abriu a conta em um gol de cobertura. Aos 10, Snoejis recebeu livre na área e fez o segundo. Depois, aos 17, Brugts finalizou de muito longe e fez um golaço. Roord fez o quarto gol da Holanda aos 22 minutos. No fim do primeiro tempo, Van der Donk fez o quinto.
No segundo tempo, Brugts marcou mais um golaço, aos 13 minutos, enquanto Rood, aos 38, fez o segundo dela no jogo e deu números finais à maior goleada do Mundial.
O resultado garantiu a primeira colocação para as holandesas, que conseguiram a liderança de uma chave complicada.
EUA passa em segundo
A seleção dos Estados Unidos, campeã das últimas duas Copas, empatou sem gols com Portugal e também avançou ao mata-mata. As equipes mediram forças também nesta madrugada, no Eden Park, em Auckland, Nova Zelândia.
As portuguesas foram eliminadas do torneio, mas deram muito trabalho para as tetracampeãs do mundo e quase conseguiram a vitória no fim da partida. A atacante Ana Capeta, que entrou no segundo tempo, mandou uma bola na trave aos 46 minutos.
Com o empate, a seleção estadunidense ficou com cinco pontos, em segundo lugar, atrás da Holanda, com sete pontos. Portugal somou quatro e acabou em terceiro, atrás apenas do lanterna Vietnã, que não pontuou no Mundial.
Próximos adversários
Com a classificação de Holanda e Estados Unidos, ambas as seleções aguardam a definição do Grupo G. As holandesas enfrentam a segunda colocada do Grupo G, enquanto os EUA enfrentam a primeira colocada do grupo que tem Suécia, Itália, Argentina e África do Sul.