A cidade de São Paulo foi palco do grande duelo do baxe brasileiro da atualidade durante o Spaten Fight Night na noite deste sábado (15). Hebert Conceição venceu Esquiva Falcão por pontos após dez assaltos e conquistou o título brasileiro dos supermédios.
Os jurados foram unânimes, dando a vitória ao baiano com pontuações de 97-93, 97-92 e 98-91. A la foi histórica, reunindo pela primeira vez dois medalhistas olímpicos brasileiros: Hebert, ouro em Tóquio-2020 (realizada em 2021), e Esquiva, prata em Londres-2012.
Hebert mostrou estar em excelente forma física e dominou a luta desde o começo, sempre tomando a iniciativa. Esquiva tentou se superar, mas não conseguiu manter o ritmo intenso durante todos os rounds. Um dos pontos altos aconteceu no quarto assalto, quando Hebert quase mandou Esquiva para a lona, mas o capixaba conseguiu se recuperar e seguir no combate.
Com a derrota, Esquiva deve cair no ranking do Conselho Mundial de Boxe (CMB), onde ocupa a 12ª posição, enquanto Hebert deve aparecer na classificação no próximo mês. Aos 34 anos, Esquiva tem um recorde de 30 vitórias (20 por nocaute) e duas derrotas. Ele chegou a disputar o título mundial dos médios no ano passado, mas perdeu por pontos para Vincenzo Gualtieri. Já o jovem Hebert, de 26 anos, tem agora seis lutas como profissional, com três vitórias por nocaute.