
Com gol do ‘Haaland do Sertão’, o Bahia derrotou o Vitória por 1 a 0, na tarde deste domingo (25), no primeiro Ba-Vi de 2026, e voltou a vencer o rival no estádio Barradão depois de quase seis anos. O tento decisivo tricolor saiu dos pés de Dell, jogador criado na base que brocou em sua estreia em um clássico como profissional, dando três pontos ao líder Esquadrão, que segue com 100% de aproveitamento no Baianão, enquanto o Leão está no G-4.
O ritmo da partida em Salvador começou devagar, com o Vitória sem conseguir desenvolver seu jogo de bolas longas e o Bahia sem encaixar seu estilo de construção de jogadas com passes curtos. Aos 16 minutos, o Leão teve sua primeira chance no duelo, que ilustrou a estratégia adotada por Jair Ventura. Rodrigo Nestor deu um passe errado, o Rubro-Negro roubou a bola e acionou Erick de forma rápida, que cruzou para Aitor, mas a bola passou por toda a grande área.

O Esquadrão passou a ter bastante dificuldade em sair jogando, graças ao adiantamento da marcação rubro-negra, que tentou sufocar a saída de bola do Tricolor. Aos 22 minutos, em mais um contra-ataque rápido do Colossal, Aitor apareceu sozinho pela ponta esquerda e cruzou na cabeça de Erick, forçando uma bela defesa do goleiro Ronaldo.
Mesmo inferior ao rival dentro de campo, o Bahia teve uma sequência de três chances perdidas logo em seguida. Em cobrança de falta, Rodrigo Nestor levou perigo ao gol do rubro-negro Gabriel. Pouco tempo depois, o camisa 11 cruzou e Dell, que entrou no lugar de Ruan Pablo ainda na primeira etapa, deu uma chapa no travessão. Na mesma jogada, Caio Alexandre, de fora da área, chutou com perigo para fora.
Nos acréscimos, o Vitória ainda teve mais uma grande chance com Erick. Em jogada ensaiada de escanteio, o camisa 7 chutou de primeira e a bola saiu pela linha de fundo.
Segundo tempo

A segunda etapa começou com emoções elevadas, assim como o final do primeiro tempo. Em mais uma bola lançada pelo Vitória em direção a área tricolor, Renato Kayzer cabeceou na trave do Bahia.
Com o passar do tempo, o ímpeto ofensivo do Vitória foi diminuindo e foi o Bahia quem tornou-se letal em um contra-ataque. Aos 16 minutos, Iago Borduchi foi lançado em profundidade e cruzou rasteiro para Dell, em seu primeiro clássico como profissional, abrir o marcador para o Esquadrão de Aço.

Em resposta, o Leão da Barra manteve sua linha de três zagueiros, tirou Erick da partida e colocou Matheuzinho em campo, na tentativa de mudar o dinamismo ofensivo da equipe, que seguiu refém de bolas cruzadas na área do adversário. Para se defender, o Bahia optou por povoar sua área com os quatro defensores, lançou um meio-campo com três volantes e um ataque com dois pontas abertos com velocidade. A formação deu resultado e o Esquadrão segurou o resultado positivo que quebrou um longo tabu dentro do Barradão.
FICHA TÉCNICA
Vitória 0x1 Bahia
Campeonato Baiano – 5ª rodada
Local: Barradão
Data: 25/01/2026
Horário: 16h
Arbitragem: Wagner Francisco Silva
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Daniella Coutinho Pinta
Transmissão: TVE (TV e YouTube), TV Vitória e TV Bahia
Cartões amarelos: Roman, Nestor (Bahia); Camutanga, Mateus Silva, Baralhas (Vitória)
Gol: Dell aos 16 minutos do 2° tempo (Bahia)
Vitória: Gabriel; Ricielli (Dudu), Camutanga (Neris) e Zé Marcos; Mateus Silva (Pablo), Baralhas, Caíque e Ramon; Aitor (Fabri), Erick (Matheuzinho) e Kayzer. Técnico: Jair Ventura.
Bahia: Ronaldo; Roman Gomez, Gabriel Xavier, Kanu e Iago Borduchi; Caio Alexandre, Erick, Rodrigo Nestor (Michel Araújo) e Cauly (Willian José); Ademir (Erick Pulga) e Ruan Pablo (Dell, depois Kike Oliveira). Técnico: Rogério Ceni.
*Com supervisão do editor Leonardo Santana
