28º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Confira tudo! - 14/04/2023, 12:27 - Wiliam Falcão e Léo Santana- Atualizado em 14/04/2023, 12:39

Guia da Série B: Luta pelo acesso à elite nacional começa pra valer

Guarani x Avaí e Ituano x Ceará vão abrir a Segundona de 2023 nesta noite

Competição que vale ouro e quatro vagas na elite nacional, a Série B do Campeonato Brasileiro de 2023 começa nesta sexta-feira (14). E, logo de cara, dois confrontos bem equilibrados vão dar início à disputa, que não tem nenhum favorito despontando. Nesta noite, Guarani x Avaí e Ituano x Ceará já iniciam a caçada rumo à primeira divisão.

O regulamento da competição segue o mesmo. Vinte equipes se enfrentarão no sistema de pontos corridos e quatro delas conquistarão as vagas na Série A de 2024, enquanto os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série C do Brasileirão do próximo ano.

A competição contará com seis representantes do futebol nordestino. Um dos clubes que fazem parte da região será o representante baiano na disputa: o Vitória. O Leão inicia a caçada rumo ao acesso no domingo (16), contra a Ponte Preta, a partir das 18h, no Barradão.

Imagem ilustrativa da imagem Guia da Série B: Luta pelo acesso à elite nacional começa pra valer
Foto: Pietro Carpi / EC Vitória

Apesar do início de temporada turbulento, o técnico do clube baiano, Léo Condé, demonstra confiança no processo de recuperação do Vitória e projeta um fim de ano feliz para o torcedor rubro-negro na Segundona. “Eu acredito sim [que vai subir], dentro daquilo que a gente tem de experiência na competição, que o Vitória vai fazer uma grande Série B e que no final do ano a gente possa comemorar o acesso”, analisou.

Além dos nordestinos, outras equipes que costumam dar trabalho na Série B prometem brigar para ficar entre os quatro primeiros colocados. Atlético-GO, Avaí e Juventude, que foram rebaixados na temporada passada, devem chegar fortes na competição. Chapecoense, Criciúma, Guarani e Ponte Preta, equipes tradicionais do futebol brasileiro, também prometem dar trabalho.

De acordo com a média geral desde que a Série B começou a ser disputada por pontos corridos, há 20 anos, para conquistar uma vaga na primeira divisão é necessário fazer a partir de 62 pontos. Já quem quiser tirar a corda do pescoço e afastar o fantasma do rebaixamento terá que suar a camisa para chegar aos 45 pontos o mais rápido possível.

ANÁLISES E PROJEÇÕES DO MASSA!

ABC – Meio de tabela
O ABC começou bem a temporada e possui um aproveitamento de mais de 70% no ano. O Mais Querido vem embalado após conquistar o acesso em 2022 e, com alguns reforços pontuais, pode brigar pelo acesso. O elenco curto pode ser um problema para o Alvinegro.

Atlético-GO – Briga pelo acesso
Recém-rebaixado, o Rubro-Negro goiano é uma das equipes favoritas a conquistar uma vaga na Série A. O Atlético-GO foi campeão estadual e vem desempenhando um futebol convincente neste começo de temporada. Luiz Fernando e Shaylon são os destaques do time.

Avaí Meio de tabela
O começo de temporada não foi dos melhores para o Avaí. Eliminação na primeira fase da Copa do Brasil e nas quartas de final do Campeonato Estadual deixam o sinal de alerta ligado para o Leão catarinense. A diretoria trouxe alguns reforços para tentar fortalecer o elenco.

Botafogo-SP - Meio de Tabela
O Botafogo-SP voltou a Segundona nesta temporada e por isso o principal objetivo da diretoria neste primeiro momento é permanecer na Série B. Apesar de continuar vivo na Copa do Brasil e ter terminado na 8ª posição do Paulistão, a equipe já trocou de treinador. A defesa é o ponto fraco.

CRB – Briga pelo acesso
O CRB é um dos candidatos a brigar pelo acesso. A equipe possui bom desempenho dentro de campo e conquistou o bicampeonato alagoano recentemente. O Galo é comandado por Umberto Louzer e tem como grande destaque o atacante Anselmo Ramon.

Imagem ilustrativa da imagem Guia da Série B: Luta pelo acesso à elite nacional começa pra valer
Foto: Divulgação / Ceará

Ceará - Briga pelo título

Um dos grandes favoritos a conquistar o título da Série B e consequentemente o acesso para a primeira divisão, o Ceará entra forte na competição. O Vozão tem alguns destaques individuais como os atacantes Erick e Janderson.

Chapecoense – Briga contra o rebaixamento
A Chape entra no campeonato com o objetivo de fazer os 45 pontos para se livrar do rebaixamento, segundo o treinador Argel Fuchs, que assumiu a equipe recentemente após a demissão de Bruno Pivetti. A diretoria contratou oito reforços para disputar a Segundona.

Criciúma - Briga pelo acesso
O Criciúma promete brigar forte para tentar voltar à elite do futebol brasileiro. Comandado por Claudio Tencatti, o Tigre foi campeão catarinense e possui alguns destaques no setor ofensivo como os atacantes Fabinho e Eder.

Guarani – Briga contra o rebaixamento
O desempenho do Guarani tem deixado a torcida com um pé atrás em relação ao futuro da equipe na competição. O Bugre perdeu algumas peças importantes, como o meio-campo Giovanni Augusto que fechou com o Vitória. O atacante Neilton é a principal aposta da equipe.

Ituano - Meio de tabela
Semifinalista do Paulistão, o Ituano não deve correr risco de rebaixamento na Série B. A chegada de alguns reforços pode fazer com que o Galo de Itu possa beliscar uma vaga na Série A após a equipe ter batido na trave na temporada passada, quando terminou o torneio na 5ª posição.

Juventude – Meio de tabela
O Juventude não desponta como um dos favoritos ao acesso, no entanto, com alguns reforços contratados após o Gauchão, como o meio-campo Nenê, faz com que a torcida mantenha esperança em ficar entre os quatro primeiros na tabela de classificação.

Londrina - Briga contra o rebaixamento
As esperanças para o torcedor do Londrina não são das melhores no início da Segundona. O Tubarão já trocou o comando técnico duas vezes em apenas quatro meses e fechou com Alexandre Galo e mais 15 jogadores para fazer uma competição segura.

Mirassol – Meio de tabela
O Mirassol começou a temporada com muita expectativa após conquistar o título da Série C, no entanto, os resultados no Campeonato Paulista não aconteceram. A saída do atacante Zé Roberto fará muita falta a equipe paulista.

Novorizontino - Meio de tabela
O objetivo do Novorizontino é fazer um campeonato sem sustos e garantir os 45 pontos o mais rápido possível. A equipe comanda por Eduardo Baptista é muito forte jogando dentro de casa, onde ainda não foi derrotada nesta temporada. Os atacantes Aylon e Douglas Baggio são as principais peças do Aurinegro.

Ponte Preta – Meio de tabela
Mesmo após conquistar o título da Série A2 do Paulistão, a Ponte Preta terá que brigar muito se quiser sonhar com o acesso. O técnico Hélio dos Anjos revelou recentemente em entrevista que a Macaca precisa de, no mínimo, cinco reforços para disputar a Segundona.

Sampaio Corrêa - Briga contra o rebaixamento
O Sampaio Corrêa é um dos clubes que começa o campeonato com a calculadora na mão para tentar pontuar e se livrar do rebaixamento o mais rápido possível. A Bolívia Querida foi eliminada em todas as competições que disputou neste ano. O atacante Pimentinha é o destaque da equipe.

Imagem ilustrativa da imagem Guia da Série B: Luta pelo acesso à elite nacional começa pra valer
Foto: Divulgação / Sport

Sport – Briga pelo título

O Sport é o principal candidato ao título da Segundona após reunir bons desempenhos nos primeiros desafios do ano. Comandado por Enderson Moreira, o Leão da Ilha aposta na dupla de ataque Luciano Juba e Vagner Love para rugir alto e conquistar o acesso.

Tombense - Briga contra rebaixamento
Com o técnico Marcelo Chamusca no comando, o Tombense entra na disputa para tentar garantir os 45 pontos e se manter na Série B do Campeonato Brasileiro. O atacante Fernandão, ex-Bahia, foi contratado, mas ainda está na reserva.

Vila Nova – Briga contra o rebaixamento
Com um desempenho decepcionante que levou nos primeiros jogos da temporada, o Vila Nova começa a Série B na briga contra o rebaixamento. A diretoria trouxe alguns reforços para disputar a competição, entre eles o meio-campo Luciano Naninho, destaque do Volta Redonda.

Vitória - Briga contra o rebaixamento
O início de temporada deixou o torcedor apreensivo. Apesar de Léo Condé afirma que a equipe brigará pelo acesso, a primeira impressão na temporada não foi boa e o Leão chega sob desconfiança. Giovanni Augusto e Léo Gamalho são as esperanças do Rubro-Negro.

exclamção leia também