27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Brasileirão - 15/04/2023, 06:30 - Wiliam Falcão*

Guia da Série A: Campeonato mais difícil do planeta se inicia hoje

Vinte equipes brigam por títulos, competições sul-americanas e contra rebaixamento

A bola vai rolar para a competição mais equilibrada e difícil do mundo. A Série A do Campeonato Brasileiro inicia neste sábado (15) com a expectativa de mais um certame acirrado e com vários times postulantes ao título.

Esta será a sua 20ª edição no sistema de pontos corridos. Quem somar mais pontos levantará o troféu, com as quatro equipes melhores colocadas garantindo vaga direta na fase de Grupos da Copa Libertadores da América da próxima temporada, enquanto as duas subsequentes terão que disputar a fase eliminatória do torneio. Ainda serão distribuídas seis vagas para a Copa Sul-Americana e os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Segundona em 2024.

Único representante do futebol baiano na competição, o Tricolor volta à elite nacional após ter conquistado o acesso no ano passado juntamente com Cruzeiro, Grêmio e Vasco. O Esquadrão inicia a disputa com a expectativa de beliscar uma vaga em uma das competições sul-americanas já no primeiro ano após ter sido comprado pelo Grupo City. A diretoria trouxe até o momento 18 reforços para o elenco, que deve ganhar algumas caras novas no segundo semestre.

O técnico Renato Paiva acredita que o Bahia já terá uma pedreira na estreia da Série A contra o Bragantino, em Bragança Paulista, no sábado (15), às 18h30. No entanto, ele confia no potencial do elenco, que vai ganhar boas opções para o duelo contra a equipe paulista.

Imagem ilustrativa da imagem Guia da Série A: Campeonato mais difícil do planeta se inicia hoje
Foto: Felipe Oliveira / Divulgação

“Vai ser um jogo difícil. Uma equipe que tem uma base trabalhada há muito tempo, um projeto muito interessante. Vamos ter imensa dificuldade. Temos nossas armas. O Thaciano já pode porque é Campeonato Brasileiro e não é a Copa do Brasil. Vai chegar o Vitor Hugo também. Não vai ter tempo para trabalhar e jogar certamente, mas vamos ter mais opções, o que é importante. Só dois dias para preparar o jogo, mas vamos preparar como for possível”, analisou o mister.

Um dos poucos remanescentes da campanha do acesso, o atacante Jacaré afirmou que os atletas do Esquadrão estão preparados para o desafio neste Brasileirão e deu boas esperanças ao torcedor. “Expectativa boa. Trabalho para isso. Sabia que tinha capacidade de viver esse momento que estou vivendo aqui, de ser uma peça importante. Não só eu, como vários jogadores que estão aqui são importantes para o elenco”, concluiu o atleta tricolor.

ANÁLISES E PROJEÇÕES DO MASSA!

América MG: Briga por vaga em competições sul-americana
Comando por Vagner Mancini, o Coelho foi vice-campeão mineiro, está disputando a Copa Sul-Americana e tem como principais destaques o meia Benítez e o atacante Aloísio ‘Boi Bandido’. O sistema defensivo é setor mais frágil da equipe.

Atlético MG: Briga por vaga na Libertadores
Após a fraca campanha no Brasileirão na temporada passada, o Galo surge como uma das equipes que vai brigar forte pela ‘Liberta’ e, quem sabe, beliscar o título. Hulk é o grande destaque do Atlético, no entanto, a torcida não tem gostado do desempenho do coletivo da equipe.

Athletico-PR: Briga por vaga na Libertadores
O Furacão costuma ter bom desempenho diante da torcida e este poderá ser um fator importante para o Rubro-Negro paranaense garantir vaga na Copa Libertadores Novamente. O jovem Vitor Roque é um dos jogadores para ficar de olho na equipe, que manteve a mesma base da temporada passada. O meio-campo é o setor mais questionável.

Bahia: Briga por vaga na Sul-Americana
Após um início de temporada com muitas críticas, Renato Paiva encontrou o esquema tático ideal para o Tricolor e a equipe parece ter ganhado uma ‘cara’. Biel é o grande destaque do Esquadrão, que precisa o lado direito defensivo, pois Jacaré está atuando improvisado na ala direita.

Botafogo: Briga contra o rebaixamento
O início de ano não foi dos melhores para o Fogão. Eliminado na primeira fase do Campeonato Carioca, o Botafogo inicia o campeonato pressionado, com fracas exibições coletivas e individuais, além do técnico Luís Castro sendo cornetado pelo torcedor.

Bragantino: Meio de tabela
Sem grandes investimentos na temporada e com a venda de Arthur, principal jogador da equipe, o Braga terá que demonstrar um desempenho melhor se quiser brigar por alguma competição importante. O atacante Eduardo Sasha é o principal reforço da equipe para o Brasileirão

Coritiba: Briga contra o rebaixamento
O Coritiba não vive um bom momento neste início de ano. A equipe não conseguiu se classificar para a final do campeonato estadual, e a torcida está na bronca com a diretoria. Alex Manga é o grande destaque individual da equipe.

Corinthians: Briga por vaga na Libertadores
O Timão inicia o Brasileirão de olho na vaga da Liberta, contudo, a briga pelo título não está descartada caso os principais jogadores estejam em boas condições físicas. Roger Guedes e Renato Augusto são as esperanças da Fiel na competição. O desempenho fora de casa é preocupante.

Cruzeiro: Briga contra o rebaixamento
O começo de temporada da Raposa não foi da forma que a torcida esperava. Mesmo após conquistar o acesso para a Série A, o clube encontrou muitas dificuldades no mercado da bola para reforçar a equipe. A diretoria teve que contratar um novo treinador e este pode ser uma das principais dificuldades do Cabuloso.

Cuiabá: Briga contra o rebaixamento
Apesar de ter conquistado o campeonato estadual de forma invicta, o Cuiabá sofreu quando enfrentou adversários com nível de dificuldade maior. O paraguaio Isidro Pitta é um dos destaques da equipe até o momento.

Imagem ilustrativa da imagem Guia da Série A: Campeonato mais difícil do planeta se inicia hoje
Foto: Flamengo / Divulgação

Flamengo: Briga por título

Mesmo com o péssimo início de temporada, o Mengão é um dos candidatos ao título por causa do elenco qualificado. A diretoria decidiu trocar de treinador às vésperas da competição e um novo comandante deve ser anunciado em breve. O trio formado por Arrascaeta, Gabigol e Pedro é o ponto forte da equipe. Por outro lado, o sistema defensivo deixa a desejar.

Fluminense: Briga pelo título
O Fluzão tem jogado o melhor futebol do país neste início de temporada. O técnico Fernando Diníz encontrou o esquema perfeito para grandes destaques como Árias, Ganso, Marcelo e Germán Cano. O elenco curto pode pesar no decorrer do Brasileirão para a equipe perder fôlego.

Fortaleza: Briga por vaga na Libertadores
Após garantir vaga na maior competição continental por dois anos consecutivos, o Fortaleza vem forte mais uma vez para ficar entre os seis melhores do campeonato. Goleador, o atacante Lucero é o principal jogador do Leão do Pici, que tem problemas no sistema defensivo para ser corrigido por Vojvoda.

Goiás: Briga contra o rebaixamento
Vice-campeão estadual e já eliminado na Copa do Brasil, o Esmeraldino entra na competição com o objetivo de lutar para permanecer na elite do futebol brasileiro. O goleiro Tadeu é uma das esperanças para defender a meta do Goiás e fazer a equipe continuar na primeira divisão.

Grêmio: Briga pela Libertadores
O Grêmio tem tido um dos melhores desempenhos coletivos do futebol brasileiro até o momento. A equipe comandada por Renato Gaúcho promete chegar forte para tentar uma vaga na Libertadores. Luís Suarez é o grande nome da equipe, com expectativa de artilharia da competição.

Internacional: Briga por vaga na Sul-Americana
Diferentemente do rival, o começo de temporada no Colorado não é animador. O técnico Mano Menezes tem sido bastante criticado pela torcida e chega pressionado na competição. Alan Patrick é o principal jogador do Internacional.

Imagem ilustrativa da imagem Guia da Série A: Campeonato mais difícil do planeta se inicia hoje
Foto: Palmeiras / Divulgação

Palmeiras: Favorito ao título
Atual campeão, o Palmeiras chega forte mais uma vez para manter o título. A base do time é praticamente a mesma, apesar de ter perdido Gustavo Scarpa, craque do último Brasileirão. O elenco curto pode fazer a diferença durante o campeonato.

Santos: Briga contra o rebaixamento
O Santos entra na competição sem grandes expectativas. Com dificuldades financeiras, o Peixe tem dificuldade para reforçar o elenco e conta com Lucas Lima e Marcos Leonardo para tentar fazer um bom Brasileirão.

São Paulo: Meio de tabela
Com vários desfalques por lesão e com o clima turbulento entre o técnico Rogério Ceni e alguns atletas, o São Paulo não deve brigar na parte de cima da tabela. Calleri é a esperança de gols do Tricolor Paulista. O meio-campo é o setor mais carente.

Vasco: Briga por vaga na Sul-Americana
Após fazer altos investimentos na equipe, o Vasco é um dos clubes que deve brigar por vaga na Sul-Americana. Uma vaga na Libertadores não está descartada, mas o desempenho da equipe de Maurício Barbieri precisa ser mais consistente. Pedro Raul, principal contratação na temporada, está em baixa no Cruzmaltino.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também