29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Bela iniciativa! - 24/11/2023, 17:24 - Da Redação

Governo da Bahia fortalece ida de paratletas baianos para SP

Maioria dos familiares que compõem a delegação é de mães, que acompanham seus filhos durante os jogos

Paratletas representarão a Bahia em SP
Paratletas representarão a Bahia em SP |  Foto: Matheus Landim/GOVBA

Nove paratletas baianos disputarão provas de natação, atletismo, tênis de mesa e badminton nas Paralimpíadas Escolares, em São Paulo. O grupo, a comissão técnica e familiares têm apoio do Governo da Bahia para custear as despesas. No total, são 27 pessoas.

A ação integra o projeto Jogos Escolares da Bahia 2023, em colaboração com a Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE), que conta com investimento total de R$ 10,3 milhões do Governo.

A maioria dos familiares que compõem a delegação é de mães, que acompanham seus filhos durante os jogos, enfatizando o papel essencial das famílias no apoio aos jovens atletas paralímpicos. Essa colaboração entre atletas, comissão técnica e familiares contribui não apenas para o sucesso esportivo, mas também para o desenvolvimento pessoal e social dos participantes.

Entre os atletas que representam a Bahia, destaca-se a história inspiradora de Davi de Jesus Santos, um paratleta com deficiência visual. Nascido com glaucoma, Davi enfrentou desafios desde os primeiros dias de vida. Apesar de uma cirurgia para preservar sua baixa visão, aos seis anos, uma queda em casa resultou na perda total da visão. Davi encontrou no Instituto de Cegos da Bahia (ICB) a oportunidade de participar de atividades terapêuticas que o introduziram ao mundo do esporte, tornando-se sua maior motivação.

"Quando eu tinha uns sete, oito anos, não andava sozinho. Mas, hoje com onze, já faço tudo sozinho. Corro e gosto muito do para-atletismo", conta Davi. O atleta está focado na competição e divide seus planos sobre as Paralimpíadas: "Minha vontade é vir com duas [medalhas] de ouro e uma de prata. Carregando assim, no pescoço".

Pela primeira vez, a Bahia terá uma representação na modalidade badminton nas Paralimpíadas Escolares, um avanço relevante na inclusão no esporte, com a participação da atleta Maria Rita.

exclamção leia também