27º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Como é isso? - 02/02/2026, 07:00 - Kaiky Menezes*

Goleiro de Aluguel: aplicativo vira febre nos babas de Salvador

Tecnologia ajuda turma a conseguir paredões para as peladas e também rende grana extra

Conheça a tecnologia que está revolucionando os babas
Conheça a tecnologia que está revolucionando os babas |  Foto: Divulgação

Em muitos babas sempre rola aquela dúvida: quem vai ser o goleiro? Quase todo mundo quer jogar na linha e são poucos aqueles que se arriscam a defender a meta, o que geralmente ‘sobra’ para quem não sabe jogar. E, para ajudar tanto as peladas, quanto os atletas, amadores ou não, que querem ser os paredões, surge o ‘Goleiro de Aluguel’, um aplicativo que permite alugar goleiros para os baba e, consequentemente, também gera uma renda extra a eles.

Completando 11 anos, o Goleiro de Aluguel tem mais de 8 mil goleiros ativos na Bahia, com 4.330 contratantes, mostrando o alto uso do aplicativo. “Tanto os times que estão precisando de goleiro, como os goleiros, baixam o mesmo aplicativo. É na hora do cadastro que você define se você vai contratar um goleiro ou vai ser esse goleiro. Depois que você finaliza o cadastro você começa a receber as convocações da sua região, já vai informando o valor, que tem uma dinâmica de valores conforme região, demanda, tipo de campo. Daí o time que contrata faz o pagamento pelo aplicativo, seja no cartão de crédito ou no Pix. Após a partida, o contratante avalia o goleiro, se eles chegaram no horário, foram com a camisa oficial do Goleiro de Aluguel, a pessoa foi educada em campo, e a técnica, enquanto os goleiros também avaliam o local e o contratante”, explica o fundador do projeto, Samuel Toaldo, ao MASSA!.

Na foto, Samuel Toaldo
Na foto, Samuel Toaldo | Foto: Divulgação

A ideia que visa ajudar não só os babas, mas também os goleiros, aconteceu de uma forma inesperada. “Sempre fui goleiro. No final de 2014, fui participar de uma confraternização com meus amigos e estava todo mundo bem financeiramente, mas eu estava passando por um momento difícil na minha vida, e a única coisa que eu disse é que eu jogava futebol quase todos os dias. Um desses meus colegas lembrou que eu era convidado muitas vezes, não porque eu era bom, mas sim porque eu era goleiro e ninguém gostava de ficar no gol. No dia seguinte eu criei uma fanpage no Facebook chamada ‘Goleiro de Aluguel’ e me coloquei à disposição. Isso viralizou aqui em Curitiba, no Paraná. Logo no mês de janeiro de 2015, eu fiz 13 partidas, e sobrou dinheiro no bolso. Então eu criei um site, e através dele comecei a alugar goleiros em outras cidades, e no final de 2016 eu lancei o aplicativo”, detalha o idealizador do projeto.

Do outro lado do ‘app’ estão os goleiros, que se tornaram verdadeiros protagonistas, como é o caso do jovem paredão Antonio Marzaro, que utiliza a tecnologia para ir para os babas em Salvador. “Conheci o app lá em 2018, quando eu tinha 15 anos, morava em Curitiba. Só que eu era menor de idade, não podia jogar. Eu tive que esperar, mas teve a pandemia também, então eu só fui jogar minha primeira partida de Goleiro de Aluguel aqui em Salvador. Eu adoro o Goleiro de Aluguel. Porque eu amo ser goleiro, eu amo jogar bola e eu sou pago para fazer o que eu gosto. O GDA é muito profissional. Você encontra um cara CLT, um moleque que gosta de jogar bola, todo mundo”, lembra o arqueiro.

Na foto, Antônio Marzaro
Na foto, Antônio Marzaro | Foto: Arquivo pessoal

A resenha rola solta

É claro que, envolvendo babas, o que não vão faltar são as resenhas, como relembrou o goleiro Antonio ao MASSA!. “Teve uma vez que eu fui pegar um baba lá em Pituaçu, era sábado de manhã. Cheguei, dei um salve na galera, e começou. Só que no outro lado começou um outro jogo também, mas o pessoal estava xingando, com raiva e tal. Aí percebi que estava faltando goleiro lá. Quando deu um intervalinho no meu baba, eu falei: ‘Rapaz, vocês estão sem o Goleiro de Aluguel? Qual o nome dele? Antonio. Nossa senhora, sou eu cara, foi mal’. Pedi mil desculpas à galera, achei que minha nota ia cair no aplicativo, mas no final os caras foram gente boa, eu até joguei bem e a gente terminou rindo da situação”, contou o jovem paredão em entrevista ao MASSA!.

História marcante

Já o idealizador do ‘GDA’, Samuel Toaldo, revelou uma história emocionante que o marcou dentro do aplicativo. “Teve um goleiro que se chama Menezes, que tem mais de 65 anos. Ele teve câncer no testículo, se curou, mas infelizmente perdeu o filho. Entrou em depressão, e a esposa dele foi e baixou o aplicativo, já que ele era goleiro na juventude e o incentivou a voltar a jogar. Eles passavam por uma vida difícil, a renda da aposentadoria era apertada, mas o aplicativo deu um respiro e uma renda para eles”, destacou o idealizador do ‘app’.

*Sob a supervisão do editor Léo Santana

exclamção leia também