O jornal italiano "Tuttosport", que é quem organiza a premiação dada ao melhor jogador jovem do futebol europeu, deu o primeiro passo para a edição do prêmio Golden Boy 2023. Nesta terça-feira (20), a empresa divulgou uma lista inicial com 100 candidatos, que tem Musiala e Bellingham entre os destaques e apenas um brasileiro: Robert Renan, zagueiro do Zenit.
A novidade é que a lista agora leva em conta o valor de mercado, os minutos jogados e a quantidade de aparições na Seleção nacional de cada atleta. No ranking, o Top 5 é formado por Musiala (Bayern), Bellingham (Real Madrid), Gavi (Barcelona), Antônio Silva (Benfica) e Alejandro Baldé (Barcelona). Robert Renan é o 34º nome no ranking.
Leia mais: Sem freio e sem piedade, Japão goleia Peru por 4 a 1 em amistoso
Confira: Golpe do PIX: Jornalistas da RecordTV Itapoan são indiciados
Veja também: Ex-diretor da PRF nega interferência nas eleições presidenciais
Concorrem apenas atletas abaixo dos 21 anos - nascidos depois de janeiro de 2003 - e registrados em clubes das primeiras divisões da Europa. Os votos serão dados por 50 jornalistas de diversos veículos europeus.
O clube com mais atletas entre os 100 indicados é o RB Salzburg, da Áustria, que tem como política a busca por jovens talentos na Europa e conta cinco candidatos. O Copenhagen e o Brighton têm quatro nomes cada.
O último atleta a faturar o troféu, que é entregue desde 2003, foi Pedri, do Barcelona. Dos brasileiros, dois venceram o prêmio: Anderson, pelo Manchester United, em 2008, e Alexandre Pato, pelo Milan, em 2009.