Depois de um futebol empolgante contra a Bolívia, a Seleção Brasileira jogou pro gasto e teve que suar a camisa para vencer o Peru por 1 a 0, na madrugada desta quarta-feira (13), no estádio Nacional de Lima, pela 2ª rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. Nos acréscimos, Marquinhos fez o gol de cabeça que garantiu a vitória do Brasil. Com o resultado, a Canarinho garante a liderança da competição com seis pontos, igualando a Argentina, porém com um gol a mais de saldo.
Os primeiros 45 minutos foram muito abaixo do futebol que o Brasil apresentou na estreia da ‘Era Diniz’ e a Seleção encontrou dificuldades para criar jogadas no setor ofensivo. Mesmo com 60% de posse de bola, a equipe de Fernando Diniz sofreu bastante com a marcação peruana e não chutou a gol nos primeiros 10 minutos da partida.
Com o passar do tempo, a Canarinho começou a se soltar mais em campo e até ameaçou. As redes foram balançadas por duas vezes, contudo, nas duas oportunidades os impedimentos foram marcados para a frustração dos brasileiros. A primeira foi com Raphinha, que aproveitou o vacilo da defesa do Peru para fazer o gol. Mas, no início da jogada, Ney estava na ‘banheira’ e, por isso, o gol foi anulado.
O outro lance invalidado foi marcado pelo ‘Pombo’ Richarlison, que testou firme depois de aproveitar cruzamento de Bruno Guimarães. No entanto, depois de 7 minutos de paralisação, o VAR acabou com a alegria do centroavante brasileiro que já ia deixando a seca de lado.
No finzinho da etapa inicial, aos 44 minutos, Neymar ainda recebeu passe de Rodrygo, encheu o pé e obrigou o goleiro Gallese a fazer uma linda.
Se a primeira parte do confronto foi ruim, a segunda começou pior ainda. Sem criatividade, a Seleção Brasileira não levou perigo aos donos da casa e Diniz começou a mexer nas peças do ataque. Primeiro ele sacou o Pombo e colocou Gabriel Jesus em campo na esperança de uma salvação.
Mas a primeira finalização do Brasil no segundo tempo só saiu aos 26 minutos. Raphinha recebeu a bola na intermediária, se livrou da marcação, soltou uma bomba e obrigou o goleiro peruano a se esticar todo para evitar o gol.
Quando o empate já era dado como certo, surgiu o gol do Brasil em jogada de bola parada. Neymar cobrou escanteio como se fosse com as mãos, e Marquinhos subiu sozinho para desviar pro fundo do gol, decretando a vitória e os 100% brasileiro nas Eliminatórias.
FICHA TÉCNICA
Peru x Brasil
Eliminatórias Sul-Americanas - 2ª rodada
Data: 12/09/2023 (terça-feira)
Local: Estádio Nacional de Lima, em Lima (PER)
Horário: 23h no horário de Brasília
Árbitro: Fernando Andrés Rapallini (ARG)
Assistentes: Diego Yamil Bonfá e Facundo Rodríguez (ambos da Argentina)
VAR: German Delfino (ARG)
Cartões amarelos: Raphinha, Cartagena, Tapia, López, Bruno Guimarães
Gol: Marquinhos aos 44 minutos do 2° tempo.
Peru: Gallese; Corzo, Tapia, Abram e Trauco (Varela); Yotún, Cartagena (Castillo), López, Polo (Grimaldo), Carrillo (Ruidíaz) e Guerrero. Técnico: Juan Reynoso.
Brasil: Ederson; Danilo (Vanderson), Marquinhos, Gabriel Magalhães e Renan Lodi; Casemiro, Bruno Guimarães (Joeliton) e Neymar (Raphael Veiga); Raphinha (Martinelli), Rodrygo e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Fernando Diniz.
*Sob a supervisão do editor Léo Santana