A participação brasileira na Copa do Mundo Catar foi decepcionante, com eliminação nas quartas de final, mas pode render um prêmio ao centroavante Richarlison, que teve seu golaço de voleio contra a Sérvia indicado para ser finalista do prêmio Puskás, que decidirá o gol mais bonito de 2022. O brasileiro concorrerá contra o francês Payet e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada.
A Fifa havia divulgado uma lista inicial com 11 concorrentes, em janeiro, e os lances foram submetidos a uma eleição popular. Os três mais votados foram anunciados nesta sexta-feira (10). O gol mais bonito do ano será revelado na cerimônia de entrega do prêmio The Best, marcada para o dia 27 de fevereiro.
O gol de Richarlison foi o segundo do Brasil na Copa do Mundo 2022. Na estreia contra a Sérvia, já no segundo tempo, o brasileiro recebeu passe de Vinicius Júnior a meia altura, dominou a bola levantando e emendou um chute forte de voleio para sacramentar a vitóra brasileiro. O gol foi eleito o mais bonito do Mundial.
"Foi um gol muito bonito. Eu já tinha feito um desse pelo Fluminense e outro parecido pelo Everton. Tive a chance de fazer um gol de tesoura novamente e acho que foi um dos gols mais bonitos da minha carreira, porque foi na Copa do Mundo e em um jogo difícil para nós", falou Richarlison sobre o lance.
Richarlison concorre contra Payet, do Olympique de Marselha, que fez um lindo gol ao acertar o ângulo em chute de fora da área após cobrança de escanteio, em jogo das quartas de final da Liga Conferência contra o PAOK.
A outra briga é contra o polonês Oleksy, do futebol de amputados, que fez um lindo gol de voleio pelo Warta Poznan contra o Stal Rzeszow.
Veja os gols que estão na disputa:
🇧🇷 Richarlison pic.twitter.com/RCFV84UpeK
— B24 (@B24PT) February 10, 2023