29º Salvador, Bahia
previsao diaria
Facebook Instagram
WHATSAPP
Receba notícias no WhatsApp Entre no grupo do MASSA!
Home / Esporte

Mais 3 - 05/05/2024, 20:42 - Santiago Oliveira - Atualizado em 05/05/2024, 20:58

Gigante! Baêa vence Botafogo e se torna vice-líder da Série A

Tricolor joga melhor que o alvinegro e sai vencedor do confronto de 'seis pontos'

Esquadrão bate o Botafogo no Nilton Santos e cola no topo da tabela
Esquadrão bate o Botafogo no Nilton Santos e cola no topo da tabela |  Foto: Letícia Martins / EC Bahia

O Bahia venceu e convenceu, jogando no Rio de Janeiro, e meteu 2 a 1 no Botafogo, na noite deste domingo (5), em partida válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. Para o time baiano, Everaldo e Rafael Ratão balançaram a rede. Jeffinho, atacante do alvinegro, diminuiu para os donos da casa.

O resultado coloca o Bahia na segunda posição da tabela, com 10 pontos conquistados em 5 jogos, atrás apenas do Athletico-PR, por conta do saldo de gols.

Com um tempo para cada, baianos e cariocas protagonizaram uma bela partida de futebol. O Esquadrão foi melhor na primeira etapa do confronto, mas viu o Fogão dominar o segundo tempo. Com um empate até os 41 da última etapa, De Pena achou Ratão entre os zagueiros botafoguenses e espetou a bola para o atacante marcar o gol do triunfo tricolor.

Em casa, o próximo compromisso do Bahia é contra o Bragantino, pela sexta rodada do Campeonato Brasileiro, no domingo (12). Pela Libertadores, o Botafogo recebe a LDU Quito, na quarta-feira (8).

Tricolor de Aço superior

Botafogo e Bahia protagonizaram os primeiros 45 minutos com muito futebol. Por estar jogando em casa, o time carioca começou tomando a iniciativa, mas a equipe baiana soube suportar a pressão inicial dos donos da casa.

Após a pressão inicial, e um gol do Botafogo anulado, o time comandado por Rogério Ceni ajustou a marcação e passou a igualar no domínio de bola. Com o tempo a situação ficou melhor para o Tricolor de Aço, que passou a ter mais posse de bola e tomou as ações da partida para si.

Neste cenário, o gol do Esquadrão saiu aos 45 minutos, após pênalti convertido por Everaldo. A penalidade surgiu após um atleta do alvinegro colocar a mão na bola. Botafogo 0 x 1 Bahia!

Bahia foi melhor que a equipe carioca na primeira etapa
Bahia foi melhor que a equipe carioca na primeira etapa | Foto: Letícia Martins / EC Bahia

Segunda etapa caseira

Se o primeiro tempo foi um pouco melhor para o Bahia, o segundo teve um time com mais ações ofensivas: o Botafogo. Atrás no placar, o Fogão voltou quente do vestiário e com apenas um minuto teve mais um gol anulado pela arbitragem.

Lance perigoso assustou o Tricolor de Aço e animou o alvinegro, que passou a se firmar no campo de defesa dos visitantes.

Em mais da metade do segundo tempo com as linhas baixas, o Bahia acabou sofrendo o gol aos 18 minutos, após abafa do time carioca e lambança no sistema defensivo tricolor, Jeffinho ficou livre para finalizar com um mini voleio, no canto esquerdo de Marcos Felipe. Botafogo 1 x 1 Bahia!

O gol deixou o Bahia mais esperto, apesar de ainda ter sofrido no Nilton Santos. Nos minutos finais o time de Ceni apostou em velocidade, mas não encontrou espaço para sair no contra-ataque. Dominante na partida, o Fogão não conseguiu ampliar o placar.

No entanto, no minuto final da partida, exatamente aos 41 minutos, De Pena encontra Rafael Ratão ocupando um espaço entre a zaga do Botafogo para disparar livre de marcação, driblar o goleiro colocar o Tricolor de Aço novamente à frente do placar. Botafogo 1 x 2 Bahia, fim de jogo no Nilton Santos!

FICHA TÉCNICA

Botafogo 1x2 Bahia

Campeonato Brasileiro - quinta rodada

Local: Nilton Santos, Rio de Janeiro

Data e horário: Domingo (5), às 18h30

Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA-RS)

Assistentes: Rafael da Silva Alves e Tiago Augusto Kappes Diel (ambos do RS)

VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)

Cartões Amarelos: Bahia - Kanu, Rezende; Botafogo - Bastos

Escalação do Botafogo: John; Damian Suárez (Alexander Barboza), Lucas Halter, Bastos e Hugo (Cuiabano); Marlon Freitas, Danilo Barbosa (Gregore), Savarino e Luiz Henrique (Óscar Romero); Jeffinho (Diego Hernandez) e Júnior Santos. Técnico: Artur Jorge.

Escalação do Bahia: Marcos Felipe; Arias, Gabriel Xavier, Cuesta e Juba; Caio Alexandre (De Pena), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Rezende) e Cauly (Biel); Thaciano (Rafael Ratão) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.

exclamção leia também