Começou a maior competição do futebol baiano. O Campeonato Baiano iniciou com tudo, no domingo (14) e promete grandes jogos este ano. Recém campeã da Série B do torneio estadual e com pensamento vencedor, a equipe do Jequié chega forte na competição e tem grandes ambições.
Em entrevista exclusiva ao Portal Massa!, o gerente de futebol do Jipão, Jayme Brandão, garantiu que a equipe tem o grande objetivo de competir fortemente e figurar entre os finalistas do torneio, este ano. Porém, ele prega a humildade para alcançar o sucesso.
“O Jequié chega com muita humildade, com os pés no chão e ciente de que o título da Série B foi importante, porém é uma competição de um nível diferente da Primeira Divisão do Baiano. A gente se preparou justamente para conseguir ser competitivo também nessa competição. Então, as ambições da ADJ são de chegar entre os quatro finalistas para conseguir garantir um calendário para 2025, pegando a Copa do Brasil, a pré-Copa do Nordeste e a Série D”, disse ele.
Para ter um bom desempenho no Baianão deste ano, e bater de frente com os favoritos a conquistar o título, a ADJ apostou na permanência de alguns atletas que conquistaram a Segunda Divisão do certame como base e ainda reforçou o elenco com outros atletas, mantendo uma média de idade do elenco em 28 anos.
“Mantivemos sete atletas do grupo que foi campeão e conseguiu o acesso. É importante, para termos uma referência de atletas que já conhecem o estádio, já conhecem a torcida, têm identificação com o clube. Mas também trouxemos outros atletas para fortalecer o elenco. A confiança existe, sim, por parte dos atletas que já estavam aqui, mas também dos novos. O grupo está confiante de poder fazer uma boa competição”, falou Jayme.
Distância para os favoritos
O constante crescimento de investimentos do Bahia e do Vitória tem deixado uma distância desfavorável em relação às equipes do futebol baiano. Apesar da dupla BA-VI ser a favorita para o título, Jayme garante que tudo é possível no campeonato e ainda aponta uma possível vantagem para o Jipão.
“É claro que o Bahia e Vitória, pelos investimentos e pela estrutura que eles possuem, são favoritos para a conquista do título, sempre são. São os maiores campeões da competição. Mas a gente não pode deixar de sonhar e acreditar no trabalho, nós temos a vantagem de ter começado a pré-temporada mais cedo, temos uma vantagem física em cima do Bahia e do Vitória, que começaram a pré-temporada depois”, iniciou ele, reforçando a meta do clube de chegar entre os finalistas.
Mas ninguém pode limitar os nossos sonhos, nós estamos entrando na competição com o objetivo bem claro, que inicialmente é ficar entre os quatro, e chegando na semifinal, pensar em classificar para final, e chegando na final, pensar em título.
Gestor do Jequié, Jayme Brandão
“Nada é impossível. Já temos vários exemplos de que isso é possível acontecer e a gente vai trabalhar pensando nisso, mas com muita humildade”, afirmou ele.
Primeiro desafio
Em busca das metas estabelecidas, o Jequié terá a primeira ‘prova de fogo’ nesta quarta-feira (17), quando enfrenta o atual campeão do Baianão, o Bahia, na Arena Fonte Nova, às 21h30, pela primeira fase da competição.
Para a partida, o Tricolor entrará com o time mesclado entre atletas profissionais, que estavam junto do restante do elenco na pré-temporada, em Manchester, e do Sub-20, que foi eliminado da Copinha recentemente. No entanto, o gerente afirma que, independente dos jogadores, o Jipão vai jogar com respeito, sem subestimar o Tricolor, e sempre com foco em vencer.
Leia mais
Bahia anuncia vínculo com o lateral-esquerdo Iago Borduchi; confira
Brasileiro vence o prêmio Puskás com golaço de bicicleta
Reforços do Leão da Barra chegam em Salvador a todo vapor
“A gente tem que se preparar para qualquer equipe que o Bahia apresentar. A gente sabe que o Bahia vai levar o que tiver de melhor para essa partida, e a gente tem que se preparar para qualquer equipe que for colocada representando o Bahia, porque não deixa de ser o Bahia, não deixa de ser a Fonte Nova. O escudo do Bahia está lá, é um clube que é o atual campeão, então a gente tem que tratar essa partida com essa importância e sabendo que de lá virá uma equipe qualificada e querendo vencer”, disparou.
Pré-temporada de confiança
Em processo de preparação, na pré-temporada desde o dia 5 de dezembro, O Jequié investiu pesado no crescimento da equipe, com nutricionista, analista de desempenho, fisiologista, auxiliares técnicos, preparadores físicos e treinadores de goleiro, garantindo uma melhor estrutura para que os jogadores ‘voem alto’ nesta temporada de 2024.
Reflexo disso foi o ótimo desempenho do time nos jogos amistosos, realizados nas últimas semanas. O Jipão manteve-se invicto nas três partidas disputadas, elevando ainda mais a confiança do grupo para alcançar os objetivos na disputa do Campeonato Baiano.
“A preparação foi muito boa. Fizemos três amistosos: vencemos dois e empatamos um. Vencemos o Conquista Futebol Clube Sub-20, que disputou a Copa São Paulo, e o Bahia de Feira, jogando na Arena Cajueiro. Empatamos com o Itabuna, jogando em Jequié”, elencou Jayme.
“A gente confia muito no trabalho que foi feito durante essa pré-temporada e pra mandar bem nos jogos a gente pensa em ser competidor. A partir do dia 17 é que vai estar valendo três pontos mesmo, de verdade. Acredito no que foi trabalhado para a gente fazer uma grande competição”, finalizou.